Chakras

Você sabe o que são?


Chakra é uma palavra de origem sânscrita. Significa roda ou disco, pelo que podemos então designar o chakra como um centro de luz ou de força. Os chakras são  os pontos vitais onde se concentra a nossa energia. Interligados entre si através dos ”Nadis”, uma espécie de sistema nervoso subtil por meio do qual circula o “prana”, ou energia vital, os chakras são ao mesmo tempo receptores, transmissores e transformadores de energia.  Outra energia que circula pelos Chakras é a “kundalini”, ou energia primordial.

chakrasOs Chakras são de dois tipos, os do perispírito e os do duplo etérico (corpo astral) e actuam directamente sobre os plexos nervosos do corpo físico. Sincronizam energias emocionais, mentais e etéreas, motivo pelo qual é importante ter os chacras equilibrados. 
O seu desequilíbrio pode provocar problemas emocionais e até mesmo ajudar a provocar problemas físicos, pois o nosso corpo físico também depende do “prana”. O físico é afectado pela velocidade e ritmo do fluxo energético, pelo que as obstruções que impeçam a normal circulação das energias podem resultar na perda de vitalidade.

Apesar de habitualmente ouvirmos falar em 7 Chakras, (falarei mais especificamente sobre o tema num próximo post) temos muitos mais. Os 7 mais conhecidos (ao longo da espinha dorsal), são os principais, mas existem também chacras secundários nas palmas das mãos, pés, omoplatas, enfim, por todo o nosso corpo. Eles existem e actuam em todos os seres humanos, conscientes ou não do facto e manifestam-se conforme a evolução dos mesmos, tanto física como espiritual. 
Numa pessoa saudável os chacras estão em equilíbrio fluindo num padrão rítmico. O ritmo do seu movimento varia conforme a constituição e o temperamento de cada um. Se a pessoa é espiritualmente evoluída, os seus chacras emanam imensa luz, pois maior é a quantidade de energia que por eles passa. Nas pessoas pouco evoluídas o movimento é lento, o mínimo necessário. Como cada um dos chacras está ligado a determinado órgão ou estado de consciência, os chacras variam no seu tamanho e no seu brilho em função do estado do corpo físico, mas também de talentos e características especiais do ser humano.

chacarsAceite como o mais importante por ser o que irriga energia ao nosso cérebro, o 7º chakra, ou chakra coronário (situado no topo da cabeça) é o que nos liga ao Universo e também o que nos permite a viagem astral, que nos liga ao fio da consciência que desperta. É o mais relevante, portanto, para a nossa evolução espiritual.


Quando os chakras estão equilibrados o ser humano goza de plena saúde quer física quer emocional (e espiritual). Daí que a harmonização dos chakras seja importante, tal como tudo o que nos traga harmonia interior. Práticas de relaxamento, meditação, bem como hábitos saudáveis (alimentação, exercício físico), ajudam ao equilíbrio dos chacras, embora isso também possa ser conseguido com exercícios próprios, como por exemplo, através do reiki

A evolução espiritual é em si mesma uma forma de harmonizar os chacras e os chakras harmonizados ajudam a evoluir espiritualmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário