Paranormal VS Sobrenatural

Paranormal e Sobrenatural serão a mesma coisa?

Segundo o Dicionário de Língua Portuguesa, Paranormal "diz-se dos fenómenos fora da normalidade, tais como os estudados pela parapsicologia."
É paranormal aquilo cujas causas, por não terem explicação no conhecimento já adquirido pelo ser humano, são imputadas ao desconhecido.
E é também comum associarmos ao Paranormal seres, digamos míticos, como sejam extra-terrestres ou animais lendários como o unicórnio.

O Paranormal é de facto primeiramente associado aos assuntos da psique, tendo a parapsicologia aqui mais relevo devido ao estudo dos fenómenos de telepatia, psicocinese, ou outros ainda não devidamente comprovados pela ciência.
De alguns desses fenómenos paranormais estudados pela parapsicologia diz-se serem sobrenaturais.

No Livro dos Médiuns de Allan Kardec explica-se que "A palavra sobrenatural significa fora das leis naturais e se aplica aos factos que parecem contrariar aquelas leis. É compreensível que em épocas recuadas qualquer ocorrência incomum, aparentemente inexplicável, fosse considerada sobrenatural, milagrosa e atribuída a algum poder sobre-humano ou às numerosas divindades que então povoavam a imaginação popular.
A ampliação dos conhecimentos sobre a natureza e, sobretudo, o progresso da Ciência nos últimos séculos, constatando que se pode descobrir sempre as relações de causa e efeito que regem os processos naturais, fizeram com que fosse superada aquela atitude, passando a ser considerados crédulos ou supersticiosos quantos a adotassem.".

E é verdade que o sobrenatural é muito mal visto na sociedade actual, tão cínica e crítica, onde mesmo os crentes se escondem do estereótipo de louco. Pois o sobrenatural continua a ser aquilo que não tem explicação.
E porque é que continua a ser mal visto? Talvez por ser pouco conveniente...
"Em geral explicações sobrenaturais pressupõem a existência de algum tipo de realidade além da física, como o mundo espiritualdeus(es) ou uma dimensão mental não detectável pela matéria. Seria então nesta instância superior que estaria a causa do fenômeno sobrenatural, que não poderia ser detectada por meios físicos, visto estar "acima" da natureza, transcendendo-a.
Em meio religioso o sobrenatural geralmente personifica-se na forma dos então denominados milagres ou na assumida existência de entidades e forças declaradamente não reconhecidas pela ciência. Sendo a morte um fator marcante na história de todo ser vivo, muito difundida é também a ideia de existência de um universo transcendente onde a essência deste ser continuaria a existir mesmo após a morte física do mesmo.
A posição científica stricto sensu atual, contudo, é a de que não há indício algum devidamente qualificado que leve à conclusão segura de uma realidade sobrenatural subjacente ao universo natural em que vivemos." (em Wikipédia)

Posto isto, e não emitindo opinião, resta-me concluir - Sobrenatural é uma parte do que é o Paranormal, ou seja, uma parte de tudo aquilo que sai da normalidade.

Mas poderemos nós com certeza definir o que é ou não normal?




Sem comentários:

Enviar um comentário