Yoga


Conhece o Yoga?
Sabe do que se trata?


yoga
satyamyoga
Uma filosofia de vida com milhares de anos, o Yoga é uma prática que beneficia o ser humano em toda a sua plenitude, uma vez que trabalha todas as suas vertentes – física, emocional, mental, energética e, consequentemente, espiritual.

Com origem na Índia, o Yoga não se relaciona com qualquer religião, mas é uma forma de estar que permite a evolução do ser na medida em que este passa por um processo de auto-descoberta. Assim, o Yoga pode ser um forte instrumento para a evolução espiritual, ao mesmo tempo que permite o seu desenvolvimento como um todo.

Os benefícios do Yoga são inúmeros, nomeadamente em termos da saúde. Ressalte-se, contudo, que o maior benefício desta prática será o facto de permitir trabalhar as várias componentes do ser. Ao mesmo tempo que faz exercício físico, equilibra as suas energias e também medita, ou seja, equilibra corpo e mente. E enquanto forma de meditação ajuda ainda a desenvolver a sua intuição, a trabalhar a componente psicológica, logo, a ascender espiritualmente.

A sua prática regular vai ainda contribuir para uma vida mais saudável pelo facto de o próprio corpo começar a “pedir” outro tipo de comportamento, como deixar de fumar e de ingerir determinados alimentos. Isto significa que não se sente na obrigação de fazer determinada dieta, como acontece quando simplesmente entendemos mudar os nossos hábitos alimentares, mas que o próprio corpo vai aos poucos solicitando essas alterações. Portanto, vai mudando sem esforço.

saudacaoaosolAinda pensando naqueles que possam não ter muito tempo para dedicar a este tipo de actividade, resta-me dizer que poucos minutos diários são o suficiente para começar a notar diferença e, quem sabe, até conseguir alguns minutos extra para lhe dedicar mais tempo. Se começar, por exemplo, com a simples prática diária da Saudação ao Sol seguida de uns minutos de meditação já vai conseguir sentir os benefícios desta prática.

O Yoga é sem dúvida uma prática muito completa, pelo que vale a pena experimentar. Não importa se já tem alguma idade, pouca elasticidade, certos problemas que o impedem da prática de exercício físico. Desde que aconselhado com o médico e um professor de Yoga, conseguirá certamente encontrar posturas adequadas ao seu caso e, mais tarde, verá que tudo isso melhora. Ganha mais elasticidade, torna-se mais saudável e até rejuvenesce. Só tem motivos para experimentar!


Sem comentários:

Enviar um comentário