Hamsa

hamsaAmuleto contra o mau-olhado muito popular no Médio Oriente, é feita dos mais diversos materiais e pode conter elementos como olhos ou peixes, consoante a tradição cultural em que se insere. 

Existem indícios de que tenha sido usado pelos Fenícios, mas foi na sua adopção pela cultura Árabe que se difundiu.

Mão simétrica normalmente com o polegar e o mindinho do mesmo tamanho, representa a mão direita e é conhecida como mão de Deus, mão de Fátima (filha de Maomé), mão de Miriam (irmã de Moisés) ou Abhaya Mudra.

Embora o Corão seja contrário ao uso de amuletos, a mão de Fátima aparece associada aos seguidores do Islão, nomeadamente aos cinco pilares. Cinco é, aliás, o significado da palavra Hamsa.

hamsaEntre os judeus é elemento de protecção muito comum, podendo ser encontrado em casa, no carro, na carteira. A mão de Miriam relaciona-se com os cinco livros da Torah. Para os místicos representa os cinco níveis da alma.

Para o budismo, Abhaya Mudra significa a dissipação do medo. Abhaya é destemor, portanto, este será o gesto de “afastar”, feito com a mão direita virada com a palma para fora e estendida na direcção do tecto.

Em comum o facto desta mão representar protecção.


Sem comentários:

Enviar um comentário