Bloqueios Espirituais


Alturas há em que parece que não conseguimos sair do mesmo por mais tentativas que façamos. A evolução espiritual simplesmente não acontece.
Podem existir várias razões para o efeito, mas o mais comum, no que à nossa mente respeita, é não conseguirmos a evolução devido à nossa insegurança. Esta pode manifestar-se de várias formas, nomeadamente pelo medo, pela falta de auto-confiança e ainda pela falta de fé no processo evolutivo. No fundo temos receio de que todo o nosso esforço seja em vão, não confiamos na nossa capacidade de alcançar resultados, começamos a pensar que este processo é uma fantasia, coisa de gente fraca de mente.

bloqueios
andromedalive
É importante termos em mente que sem fé nada se faz. Por exemplo, se agora decidir pintar um quadro e acreditar piamente que vai fazer algo bem feito, vai apreciar o resultado final. Sim, pode ser um quadro desprovido de técnica, caso você não tenha qualquer formação na área. Mas a arte não se compõe somente de técnica. Mais importante é o sentimento e a mensagem que transmite a quem aprecia a obra.
Agora, se começar a pintar com a crença de que não percebe nada do que está a fazer, o mais certo é que o resultado seja uma mísera mancha de tinta desprovida de sentido, possivelmente sem significado sequer para si mesmo que a pintou.
Fazermos alguma coisa sem acreditar que vamos conseguir de pouco adianta, pois que essa atitude derrotista condena logo a acção ao fracasso. Por outro lado, ao nos convencermos com toda a fé que conseguimos, raro é ter o efeito contrário. E porquê? Porque quando acreditamos fortemente nas nossas capacidades, a nossa atitude ao fazer as coisas muda, e nós próprios acabamos por dar tudo por tudo para fazer o nosso melhor.

Uma das razões que nos pode levar a ter falta de fé, falta de confiança em nós mesmos, são os problemas do passado. Pode ter passado por acontecimentos traumáticos ou pode até ter acontecido que lhe tivessem incutido a ideia de que não tem grandes capacidades. Essas são situações que, mesmo sem termos consciência, nos podem acompanhar durante anos, afectando a nossa maneira de estar e, consequentemente, os resultados que obtemos na nossa vida.
Devemos fazer um esforço introspectivo para tentarmos saber que acontecimentos do passado podem estar a influenciar negativamente a nossa vida. E uma vez percebidos que acontecimentos são esses, devemos lidar com eles de forma a libertar-nos desse incómodo. Se alguém lhe tiver feito mal, perdoe. Mesmo que lhe custe, pense no perdão não pela pessoa que o prejudicou, mas por si. Porque quaisquer sentimentos que continue a nutrir pelo que lhe possam ter feito, seja raiva, mágoa ou outro, só o prejudicam a si mesmo.

Liberte-se do que já não é importante, olhe para si mesmo valorizando-se pelo que tem de bom e não pelo que outros possam pensar ou dizer de si. Retire todos os bloqueios e comece a ter confiança na mudança. A partir daí a evolução espiritual volta a estar ao seu alcance.


2 comentários:

  1. Muito obrigado por me fazer enxergar o óbvio de uma maneira simples e objetiva,muito obrigado mesmo.

    ResponderEliminar
  2. Todo o olhar espiritual sobre a minha vida eu entrego nas mãos de deus em nome de Jesus Cristo

    ResponderEliminar