Tolerância Religiosa

Seremos nós tão tolerantes quanto pensamos? Até que ponto vai a nossa tolerância? É ela sincera?

tolerancia religiosa
Estas questões surgiram-me após assistir a uma série de debates onde, ainda que não fosse esse o intuito, a conversa rapidamente evoluiu para a discussão sobre crenças. A meu ver estes são dos debates mais complicados, até porque as razões que levam as pessoas a ter determinada crença ao invés de outra são normalmente do foro íntimo, privado, logo há sempre uma parte que não é discutida. As pessoas só se expõe até dado limite.
Ora os debates a que assisti foram, na sua maior parte, tidos entre pessoas que se diziam tolerantes. Era comum sobre um assunto dar-se uma explicação por exemplo de acordo com o catolicismo e logo a seguir outra pessoa questionar o porquê das explicações terem de ser todas dadas pelo catolicismo. Daí para começarem a discutir o sexo dos anjos (ou, no caso, o sexo de Deus) era um instante.
Ao especificar um pouco mais os motivos de ser dada esta ou aquela resposta, que nada mais tinha que ver com a crença pessoal de cada interveniente, logo as partes distintas se começavam a sentir atacadas. Sentiam que uns e outros lhes queriam impingir as suas próprias crenças e reagiam como se não estivessem os outros no direito de defender as suas convicções. Ou seja, acabava-se aí a tolerância.
Discussões simples passavam a discussões bem acesas onde por vezes chegava a haver até troca de insultos. E comummente era acusado de ignorante aquele que apenas tinha uma opinião diferente.

Pergunto-me então, e face a tais atitudes, afinal, uma pessoa que reage assim num mero debate de ideias é uma pessoa realmente tolerante? Dizer que se aceita e respeita a opinião alheia só é válido enquanto essa opinião não é contrária à nossa?
Não me parece…

Infelizmente nas últimas semanas deparei-me com bastantes casos destes, o que me entristeceu. Julgava que a nossa sociedade estava mais evoluída do que isto. Afinal, como tantas outras coisas, a tolerância religiosa que se prega é só a das aparências, porque fica bem, porque é politicamente correcto. É uma tolerância hipócrita, não sincera. E certamente isto não se passa somente no que respeita à tolerância religiosa.

Concluo, infelizmente, que continuamos a ser tão retrógrados como há 500 anos atrás. Se não formos mais!



Sem comentários:

Enviar um comentário