Hinduismo


hindusDe origem indiana, o Hinduísmo é uma tradição religiosa abrangente, na medida em que o seu sistema de crenças não é unificado. 
O Hinduísmo engloba grande diversidade de crenças de origem indiana, uma pluralidade de fenómenos nativos que não estão codificados em qualquer escrito único, mas num vasto corpo de escrituras que dão informação diversa sobre a prática do dharma.

Politeísta, é dito como a mais antiga religião do mundo, já que as suas origens remontam tão longe quanto a Idade do Ferro. Mas será correcto dizer que é uma religião?


O Hinduísmo não tem um fundador nem um sistema único de salvação do ser humano, como estamos acostumados nas outras religiões. Além do mais, o Hinduísmo engloba em si outras religiões, como o Bramanismo ou o Vedismo.
Assim, talvez fosse mais correcto falar numa corrente religiosa.

De qualquer forma, e diferentemente do que acontece com o Budismo, no Hinduísmo podemos, sim, falar em termos de religião, pois as suas crenças base incluem o que naquele falta - a divindade.


De grande complexidade, o Hinduísmo é, como já disse, politeísta. Existe a crença num espírito supremo, mas este é adorado sob muitas formas e, consequentemente, inúmeras práticas e rituais. 
Mas o conceito de Deus liga-se à tradição em que se insere e, portanto, pode até ser monoteísta  (não deixando, contudo, de ser tolerante para com as outras tradições).
Deus é muitas vezes visto como um ser supremo individual, ao invés de um ser infinito, e além dele existem entidades celestiais, que podem também ser entidades divinas mas inferiores ao Deus supremo.

brama
A entidade suprema do Hinduismo é Brahma, que pode, contudo, existir em três formas distintas - Brahma, Vishnu e Shiva (ou criador, preservador e destruidor).
Brahma é tudo o que existe, e por esse motivo no Hinduísmo todos são divinos, já que fazem parte desse tudo. Qualquer realidade que exista fora de Brahma é mera ilusão.

Da tradição hindu fazem parte os já aqui abordados temas Karma e Yoga, a crença na Reencarnação, a utilização de Mudras, Meditações e Mandalas
As suas práticas têm como objectivo levar o ser humano à união com Brahma, altura em que poderá cessar as sucessivas reencarnações. E para o ajudar nas práticas o hindu tem como “guia” os Upanishads, dos mais antigos e conhecidos textos sagrados do Hinduísmo juntamente com os Vedas. Estes tratam a teologia ou filosofia hindu.


Muito ainda se pode dizer sobre o Hinduísmo, o que ficará para próximos posts.



Sem comentários:

Enviar um comentário