Artes Divinatórias


Arte, ciência, ou como lhe quisermos chamar, a prática de métodos de adivinhação consiste em predizer acontecimentos e/ou procurar o significado dos mesmos.
Existem diversas formas de o fazer, das quais as mais conhecidas são a astrologia, a cartomancia, a numerologia, a quiromancia e ainda o jogo de búzios. No entanto existem muitas mais.

bola cristal

Muitos desconfiam da veracidade destes métodos e muitos outros confiam neles cegamente.
Depois há também aqueles que, não desconfiando dos métodos, desconfiam de quem trabalha com eles – porque cobram e não deviam; porque deviam e não cobram; porque acertam pouco ou porque mencionam acontecimentos aos nossos olhos invisíveis.
Quanto a mim, mantenho-me numa posição um tanto neutra quanto ao assunto.

No que respeita à questão de cobrar ou não, se a “ética” dos dons recebidos indica que quem os tem os deve usar como uma dádiva e por isso nada cobrar, por outro lado, quando temos alguém que se dedica exclusivamente a isso, é natural que a pessoa tenha que ter um meio de subsistência. Vejamos o caso da Isabel – ainda que o faça, essa não é a sua “profissão”, portanto, ela tem um meio de subsistência que lhe permite nada cobrar pelas consultas. Todavia, questionada que foi nesse sentido, a sua resposta é que, caso entendesse dedicar-se exclusivamente ao Tarot, deixaria ao critério dos consultantes a questão da contribuição. Parece-me que seria justo para ambas as partes…

Já no que respeita aos métodos em si, a meu ver não há um melhor que outro, não há um que acerte mais que outros, há sim, adivinhos melhores que outros, como em qualquer profissão ou tarefa.
O que predizem não será lei, mas uma mostra de probabilidades face ao que o consultante experimenta em determinada fase da vida. Vejamos, qual é a probabilidade de um jovem vir a sofrer um desgosto amoroso ou uma mulher de 70 anos ficar viúva?
pendulo


Mas permitam-me agora falar daquilo que me levou a iniciar o texto e pelo que entendo que as artes divinatórias sejam importantes para o ser humano.

Mais do que servir para adivinhar o futuro, creio que as artes divinatórias sirvam também para auxiliar o ser humano na sua evolução espiritual.
Não raro nessas consultas são-nos indicadas as formas como reagimos em certas situações, características da nossa personalidade, traços de comportamento em geral. Só que como não é disso que vamos à procura, pois normalmente queremos é saber coisas como se vamos ou não casar, se vamos ou não ganhar a lotaria, ou até mesmo se vamos conseguir comprar aquela casa ou aquele carro de que tanto gostamos, nem sequer prestamos atenção a esses detalhes. Até porque, pensamos nós, de que adianta termos mais uma pessoa (além dos pais, do irmão, da esposa) a dizer que somos teimosos, quando já estamos fartos de o saber?
Pois aí é que está. Quantas pessoas nos dizem, quantas vezes já nós próprios dissemos, quantas vezes já vimos essa nossa característica a interferir com a nossa vida e ainda assim continuamos como se de nada importasse e não fazemos o mínimo esforço para o alterar?

quiromancia

Dou a mim mesma como exemplo. Desde a minha primeira consulta me foi referido que eu estava sempre a reviver o passado, em particular o período da infância. Isso já eu estava cansada de saber.
Em casa ninguém mo apontava porque para os meus pais essa época foi também a melhor – no auge da juventude, com uma vida bastante próspera e muito tempo pela frente para gozar essa prosperidade – o que faz com que também eles recordem frequentemente esse tempo. Até que certo dia, ao fim de cinco anos de casamento, o meu marido me disse, estava eu a contar uma história de há vinte anos atrás:
            - Já me contaste essa história trinta vezes!

Na altura apenas fiquei aborrecida com ele e mudei de assunto. Mas no dia seguinte, nova consulta, mais uma vez o alerta para isso. E juntei-o às palavras do meu marido para finalmente conseguir interiorizar
            “O passado foi bom, sim.
O passado era bem melhor que o presente, sem dúvida.
Mas continua a ser o passado.
Já passou.
Acabou.
O que tenho que viver agora é o presente.”
Nesse momento consegui tirar uma grande pedra do meu caminho e toda a minha situação mudou, obviamente para melhor. Menos um bloqueio a impedir a evolução.

Isto é só um exemplo. Mas quem é que me consegue agora convencer de que estas artes não são importantes para o nosso desenvolvimento espiritual?


Sem comentários:

Enviar um comentário