Fé ou Crença


Você tem fé?

O que é a fé? O que a distingue da crença?

feDiz-nos a Wikipédia que a Fé significa uma “adesão absoluta a uma hipótese (…)sem qualquer tipo de prova ou critério  objectivo de verificação", passando a pessoa que tem fé a considerar essa hipótese como uma verdade. Mais, a fé descarta absolutamente a existência da dúvida, sendo “impossível duvidar e ter fé ao mesmo tempo”.

Mas não confundamos a fé com a crença.

Voltando à Wikipédia, “ Existem dois tipos de "crença em":
·         Comendatária -uma expressão de confiança em uma pessoa ou entidade, como em "Eu acredito em sua capacidade de fazer o trabalho."
·         Afirmação existencial - reivindicar a crença na existência de uma entidade ou fenômeno com a necessidade implícita de justificar sua pretensão de existência. É frequentemente usada quando a entidade não é real, ou a sua existência está em dúvida. "Ele acredita em bruxas e fantasmas" ou "muitas crianças acreditam em Papai Noel" são exemplos típicos.”

Portanto, se a fé não está sujeita a dúvidas e, consequentemente, a verificação da sua veracidade, da crença pode-se dizer que existe a noção da dúvida (a pessoa pode não conseguir fazer o trabalho embora tenha em si as capacidades para o fazer), tal como existe a noção de que crer não é sinónimo de conhecer (ele acredita em fantasmas mas nunca conheceu nenhum).

Assim posso deduzir que muitos dizem-se crentes sem terem verdadeiramente fé naquilo em que acreditam. E embora criticados por outros, a verdade é que isso é o mais natural.
Maior parte das pessoas sendo crente não tem verdadeira fé.
Mas o contrário não se pode dizer, pois só um verdadeiro crente pode ter fé.


E você, é uma pessoa de fé?

crença

Sem comentários:

Enviar um comentário