ANKH ou Cruz Egípcia


cruz egipciaSímbolo com origem no Egipto, Ankh é um hieróglifo que representa a vida. Abrangente como o termo “vida” em si mesmo, Ankh é desenhado como a união do feminino (a parte oval) com o masculino (a cruz), o entrelaçar de ambos, resultando, portanto, na fertilidade, na criação da vida. 
Para os Egípcios era também símbolo de duas importantes divindades, Ísis (a mãe) e Osíris (seu esposo), geradores da Terra e do Céu, logo Ankh tem também a conotação de conhecimento cósmico. Mais, sendo Ísis a deusa que dá a vida (que inclusive ressuscitou Osíris da morte) e Osíris o deus da vida após a morte (aquele que procedia ao julgamento dos mortos), Ankh acata ainda a simbologia da vida eterna, a vida após a morte.
ankh
Por ser comummente representado nas mãos das divindades, o símbolo de Ankh associou-se ainda à ideia de “chave”, conferindo àquele que a carregava ou àquele que possivelmente a receberia a possibilidade de alcançar a vida eterna, de alcançar o conhecimento superior da vida. Daí, provavelmente, o ser frequentemente encontrado nos túmulos egípcios. A “chave” permitia ao falecido abrir as portas do além. Pretendia-se que o morto encontrasse o caminho certo na vida após a morte e, quem sabe, perante o julgamento de Osíris e o poder de Ísis, a ressurreição, crença generalizada naquela cultura.

Chegou a ser negativamente conotado com práticas ditas satânicas ou de magia negra, mas na verdade foi um símbolo adoptado por inúmeras culturas e sub-culturas sem por isso perder a base do seu significado.
Ainda nos nossos dias se encontra Ankh como representação da eternidade da alma. É utilizado em rituais de saúde e fertilidade e de forma mais generalista como um amuleto protector.

Bem ou mal utilizado, bem ou mal visto, com diversos nomes distintos, certo é que Ankh ficou associado à simbologia da imortalidade, da longevidade.


Sem comentários:

Enviar um comentário