Minimalismo

Pode parecer estranho vir falar de um tema que aparentemente não tem nada que ver com espiritualidade. Mas será que não tem mesmo?


O que é o minimalismo e como é que este se pode relacionar com a nossa evolução espiritual?

O minimalismo é sobretudo conhecido como uma forma de expressão artística surgida no século XX e que tem por máxima "menos é mais". Consiste basicamente em simplificar. E essa forma de simplificar pode (e é já por muitos) ser adaptada a toda a forma de estar do ser humano.

minimalismo

O minimalismo como forma de viver a vida aparece sobretudo como oposição ao consumismo tão típico das culturas ocidentais. Mas, como a Fe bem explicou,

"ser minimalista, não significa viver em um apartamento pequeno com poucos móveis modernos e brancos e não ter televisão. Também não significa vender todas as roupas, o carro, pedir demissão do emprego, ir morar em alguma cidade com nome exótico no Sudeste Asiático e ter apenas uma mala.
Minimalismo é muito mais do que um estilo de vida. É uma ferramenta que pode ajudar a todos aqueles que estiverem dispostos a se livrar dos excessos em favor de se concentrar no que é importante para encontrar a felicidade, realização pessoal e, principalmente, liberdade."
E é aí que encontramos a proximidade entre o minimalismo e a evolução espiritual. O objectivo, no fundo, é o mesmo - felicidade, realização pessoal e liberdade.

Muitas vezes não nos apercebemos que a forma de vida materialista do ocidente é um dos entraves à nossa evolução. Apenas porque nos deixamos dominar por ela.
Damos mais importância a conseguir acumular os melhores bens materiais do que ao nosso crescimento interior. Por isso acontece tão frequentemente pessoas que conseguem ter tudo chegarem a um ponto em que sentem um enorme vazio. Porque no fundo, esse tudo que julgam ter não representa nada.

Já o budismo nos aconselha o desapego, fundamentando-se no facto de o não conseguirmos ou perdermos aquilo a que nos apegamos nos causar infelicidade. Mas não precisamos sequer ser tão extremos assim. Não precisamos de nos desapegar de tudo e de todos.
Em todo o caso, adoptar o minimalismo na sua vida, ainda que de uma forma bem mais moderada, poderá trazer grande benefício espiritual.

Que tal experimentar?



Sem comentários:

Enviar um comentário