Feng Shui


Já pensou em "curar" a sua vida "curando" a sua casa ou local de trabalho? Já pensou em como os espaços onde passa o seu dia podem influenciar no seu bem-estar? 
Conheça o Feng Shui, uma arte milenar de influência das energias através da manipulação dos ambientes pela disposição dos elementos funcionais e/ou decorativos. 


fonte zenO que é o Feng Shui? 

A sua tradição, de origem chinesa, tem mais de quatro mil anos e baseia-se no princípio de que cada terreno ou edificação tem uma vibração própria mas que está sujeita às emanações de outros ambientes ou edifícios que a circundam através da circulação do Chi (ou energia). 
Ora, como já mencionei anteriormente, as vibrações energéticas a que estamos expostos podem influenciar a nossa própria energia. E isso pode ocorrer de forma benéfica ou, pelo contrário, pode ser prejudicial. Para os mestres taoistas que desenvolveram o Feng Shui um Chi benéfico pode influenciar a nossa vida trazendo sorte e prosperidade e o contrário acontece se ignorarmos o equilíbrio do Chi e nos deixarmos influenciar por vibrações negativas. 
O que o Feng Shui ensina  é que deve haver um equilíbrio entre as energias yin e yang, tal como na Natureza. A energia yin corresponde ao elemento água e a yang ao elemento ar(vento), que compõem a própria palavra como escrita na língua original. Os antigos mestres procuravam compreender as influências energéticas combinando elementos de várias áreas como a matemática e a astronomia. Quando utilizavam as técnicas de Feng Shui faziam-no em conjunto com outras práticas como a meditação ou a acupunctura. 
Não estando isto comprovado cientificamente o que lhe sugiro neste momento é que olhe em redor. Pense em como tem corrido a sua vida ultimamente e depois veja o ambiente onde se encontra. Pense num outro ambiente onde costuma passar muito do seu tempo e em que tipo de energia lhe parece por lá circula. Está de acordo com o que aqui está descrito? 
Vamos a outro exercício. Lembre-se de um sítio onde tenha entrado pela primeira vez e no qual imediatamente se sentiu bem ou mal. Que tipo de lugar se veio a revelar?  
Posso-lhe contar que já me aconteceu entrar numa determinada sala e sentir-me tão mal que nem sei explicar ao certo o que sentia. Era um misto de tristeza com enjoo e agonia que me fez sair daquele sítio de imediato. Quando as pessoas que me acompanhavam vieram ter comigo disseram-me que se tratava de uma sala onde há anos atrás se prendiam doentes mentais. Será que o que eu senti não podia ser o Chi que ainda por lá circulava? 


Princípios do Feng Shui 

1. Objectivo 
Apesar do que foi dito atrás convém referir que o objectivo do Feng Shui não é propriamente a harmonização dos espaços para obter saúde e prosperidade. O seu verdadeiro objectivo é, sim, permitir a nossa evolução ajudando-nos a manifestar o nosso potencial máximo nos vários aspectos da nossa vida. Antes, portanto, de nos virarmos para o Feng Shui, devemos ter uma noção básica das teorias que o fundamentam, no caso o Taoismo. 
No Taoismo é dito que as nossas vidas sofrem influências a três níveis - o Céu, que corresponde às nossas características inatas a verificar através da astrologia chinesa; o Homem, que se refere ao nosso livre arbítrio e, como tal, é de nossa própria responsabilidade; e a Terra, que nos influencia pelos ambientes. Como esses três níveis estão em constante interacção, devemos procurar o equilíbrio entre elas de forma a permitir o nosso crescimento. Assim o Feng Shui surge como a forma de equilibrar a influência que recebemos dos ambientes. 

2. Influências 
Segundo as suas teorias o Feng Shui permite identificar as influências em determinados ambientes (sejam elas visíveis ou não) e se necessário recomendar formas de "curar" determinado espaço que alterem a circulação do Chi permitindo a renovação dessas influências. Para o estudo das influências não visíveis utilizam cálculos que identificam os campos eletromagnéticos que conjugam depois com as caracterísitcas do próprio espaço. Essas influências que não vemos muitas vezes podem explicar a nossa sensação de conforto em determinado espaço ou o motivo pelo qual preferimos um espaço e evitamos outro, mesmo que inconscientemente. 
O consultor de Feng Shui utiliza uma bússola específica, denominada de Luo-Pan, para elaborar o mapa do espaço considerando a sua orientação, forma e medida. 

3. Os 5 elementos 
Já na medicina chinesa se utiliza a base da teoria dos 5 elementos para equilibrar energias. Essa teoria ensina que tudo o que existe se pode classificar em determinada categoria energética - madeira, fogo, terra, metal e água - independentemente de ser algo material ou não. A cada uma destas categorias corresponde determinada cor, forma ou material e é nessa base que trabalha o Feng Shui. 
Em locais onde as energias são benéficas, utiliza-se a correspondência de forma a fortalecer a sua influência. No caso em que o local tem energias negativas aplicam-se elementos cuja forma, cor ou material as possa neutralizar. Utilizando o Feng Shui na construção de uma edificação essas considerações são aplicadas à própria arquitectura. 


Resultados do Feng Shui 

baguaSe por um lado não devemos criar demasiadas expectativas com o Feng Shui, pois nem tudo o que acontece connosco está obrigatoriamente ligado aos ambientes que frequentamos, é certo dizer, ainda assim, que em todos os aspectos da nossa vida podemos sentir os efeitos do equilíbrio proporcionado pela aplicação do Feng Shui. Maior parte deles serão mesmo sentidos de imediato. 
Ao equilibrar os espaços onde o indivíduo se manifesta o Feng Shui ajuda a equilibrar o próprio indivíduo, o que por sua vez se reflecte física, emocional e espiritualmente. Ou seja, a saúde melhora, os relacionamentos tornam-se mais aprazíveis e fáceis de manter e a nossa vida espiritual caminha no sentido da evolução uma vez que o nosso equilíbrio nos permite conhecer melhor a nós mesmos. 
Indiretamente o Feng Shui acaba então por proporcionar melhores oportunidades na vida (até porque nós próprios estaremos mais receptivos a elas), o que poderá trazer melhores condições financeiras, ou prevenir infortúnios. Ao melhorar os relacionamentos pode trazer oportunidades quer profissionais quer pessoais. Ao permitir o autoconhecimento ajuda-nos a evoluir espiritualmente, pois ajuda-nos a expandir a consciência, a melhorar a nossa conduta com vista à ascensão e, consequentemente, a contribuir para a evolução espiritual global. 


Agora que sabe um pouco mais, que tal observar o seu meio - valerá a pena experimentar? 

Sem comentários:

Enviar um comentário