Muito adorado e venerado, Ganesh ou Ganesha é um dos mais conhecidos deuses do Hinduísmo.
Primogénito de Shiva e Parvati, Ganesh é o mestre do intelecto (Ga) e da sabedoria (Na).
O seu aniversário é celebrado a 11 de Setembro.
Existem inúmeras lendas e mesmo distintas versões sobre o seu nascimento. E existem também muitos nomes com os quais Ganesh é identificado, tal a abrangência do seu simbolismo.
Com quatro braços e cabeça de elefante com uma única presa, as suas cores são o amarelo e/ou o vermelho e podemos encontrá-lo sentado ou montado num rato, representação esta que o mostra como o “destruidor de obstáculos”, senhor das soluções lógicas.
Sendo o destruidor de obstáculos, é conhecido como o deus da sorte, da fortuna, proporcionado de prosperidade material e espiritual. As suas consortes são Siddhi (sucesso) e Riddhi (prosperidade), razão por que se diz que onde está Ganesh há sucesso e prosperidade.
Ganesh simboliza igualmente a habilidade de discernimento que permite distinguir verdade e ilusão, bem como o equilíbrio entre força, bondade, poder e beleza.
Ganesh tem também grande importância no Yoga, do qual é não somente criador, mas também símbolo poderoso que lembra como administrar as nossas vidas com o objectivo de viver de forma mais harmoniosa e consciente.
Adorá-lo é provocar a transformação interna, o que é conseguido como resultado de práticas de Yoga.
Ele é o deus da renovação, que destrói para transformar em algo novo. É senhor da harmonia e paz.
O som primordial Om será Ganesh ele próprio. A forma do seu corpo é uma alusão ao traçado da letra e por esse motivo ele é encarado como a encarnação do Cosmos.
Ganesh reside no primeiro Chakra, a principal origem da energia de Shatki que reside em cada um de nós.
Praticando Yoga e venerando Ganesh poderemos, portanto, alcançar o nosso propósito espiritual sem descurar o material. Quer tentar? Deixo então o mantra deste deus, o mantra da energia da transformação que lhe permitirá remover os obstáculos da sua vida:
Om Gam Ganapataye Namaha
Sem comentários:
Enviar um comentário