Aceitar a Mudança

Quando decidimos enveredar a sério por um caminho de evolução espiritual a mudança torna-se inevitável.
Por vezes é subtil, outras mais vincada, sendo que por norma torna-se mais visível numa fase mais avançada da evolução.

evoluçãoSeja como for a mudança acontece, nada podemos fazer para a evitar, pelo que o melhor é aprender a lidar com ela.


Nem sempre é fácil passar pela mudança, muito menos aceitá-la.

Por vezes a mudança espiritual traz consigo outro tipo de mudanças que nem sempre são as melhores e nem perto daquilo pelo que esperamos passar.
Outras vezes as mudanças são apenas confusas. Pode acontecer dar consigo a pensar "quem sou eu agora?".
Saber lidar com elas acaba por ser, em si só, também um exercício de evolução.

Summer Time



Tempo de sol, descanso, diversão,
Mas também tempo de evolução, pois esta não pára.

Aproveite manhãs frescas para caminhadas de meditação.
Noites longas que convidam à iluminação.

Faça o quê e como entender,
Só aproveite bem o Verão!


Guias no Facebook #4



Energia & Vibração Positiva adicionou uma foto nova.
18 h · 

Símbolos de Protecção

arvore da vida

Celta, Árvore da Vida

Tatuada nas costas dos guerreiros, protegia das forças do sobrenatural e da natureza. 
Dava poder de intuição e de previsão do futuro pelos sonhos.

Orixás

A discussão sobre os Orixás é grande e dificilmente podemos concluir se falamos de deuses ou não. Diferentes teorias dividem os historiadores e qualquer delas é válida, pelo que a forma como os podemos considerar varia apenas em função das nossas próprias crenças.

Oxum
Vistos como divindades geradas pelo mesmo Deus (sendo que este varia conforme a tradição), é-nos dito que os Orixás serão ancestrais africanos divinizados. Ou seja, ancestrais que durante a sua vida estabeleceram determinados vínculos que lhes permitiram ganhar controlo sobre determinadas forças naturais, como seja o vento ou a água.
Posteriormente à sua morte, o Axé (a sua energia) conseguiria encarnar num dos seus descendentes (Eleguns) em momentos de possessão. Devido a esta faculdade o Orixá é considerado, em África, um bem de família transmitido pelos chefes das mesmas (os Balés), que delegam a responsabilidade do culto a um guardião (Alaaxé).
É por meio de lendas que se transmite como tais pessoas de excepcional energia se tornaram Orixás.

Aparições e Assombrações

Acredita em fantasmas?
Alguma vez viu ou ouviu espíritos?
Será que eles existem?

Muitas pessoas acreditam e muitas outras não. A discussão é de há muito e parece que irá continuar por muito. Mas uma coisa é relevante – muitas pessoas cépticas, em determinado momento das suas vidas, passaram por situações que as despertaram para uma nova realidade, e tornaram-se crentes. Se isto acontece, e com pessoas perfeitamente saudáveis psíquica e emocionalmente, então alguma coisa deve significar...
Mas deixemos a crença de lado e presumamos que é verdade. Julgo que existe ainda bastante dificuldade em distinguir os espíritos que nos rodeiam, nomeadamente a diferença entre aparições e assombrações, sem dúvida muito distintas. Qual é, então, a diferença?

Aparição

Aquilo que normalmente conhecemos como “fantasma”, e que habita no mínimo o nosso imaginário na infância, uma aparição é exactamente aquilo que o termo indica – alguém que “aparece”. E esse alguém é o espírito de uma pessoa falecida, que se manifesta conscientemente de forma semelhante à de quando estava vivo. Portanto, comportamento e aparência serão idênticos.
aparissaoA aparição pode ser momentânea ou pode durar algum tempo, ainda que sempre curto. Pode acontecer por solicitação dos vivos que tentam estabelecer comunicação, ou por uma lembrança ou um mero momento em que alguém, supostamente já do “outro lado” quer manifestar que está por perto.
Pode ser que traga uma mensagem ou que queira somente dar um ar de sua graça. E também pode ser que a aparição seja de alguém ainda vivo que esteja no momento a passar por uma situação extrema e que nos apareça quer para pedir ajuda como para simplesmente dizer adeus – a chamada Aparição de Crise, mais comum vinda de alguém à beira da morte.
Acontece que a aparição é, provavelmente, a mais difícil de provar. Todos conhecemos as ilusões de óptica, às quais podemos juntar boa dose de imaginação e até mesmo sentimentos, quando acontece em momentos em que estamos mais frágeis. É difícil comprovar que vimos mesmo a pessoa, até porque muito raro é mais do que uma pessoa ver a mesma aparição no mesmo momento. Aliás, muito raro é algum de nós ver mesmo uma aparição. Por norma é nos sonhos que melhor conseguimos esse contacto. Mas raro não é impossível...
Seja como for, podemos encarar uma aparição como algo inofensivo, no sentido em que não tem intenção de ficar connosco nem de se envolver por demais na nossa vida.

Assombração
Ao contrário da aparição a assombração pode ser prejudicial à nossa vivência diária, mesmo que comece como algo inofensivo. Diz-se da assombração ser um espírito que permanece por um período de tempo mais longo (dias, meses) em determinado local ou “agarrado” a determinado objecto.
Pode inicialmente passar despercebido, mas não raro  é a determinada altura começar a manifestar-se, normalmente por ruídos e em casos extremos pela movimentação de objectos. Existem diversos tipos de assombrações, as mais graves conhecidas como poltergeist. Mas muitos apenas se manifestam para nos dar conhecimento de que ali estão e não têm qualquer intenção de nos prejudicar.
Também pode acontecer sermos assombrados por espíritos protectores, que por algum motivo se fixam por determinado tempo junto a nós com o intuito de nos proteger, mas estes por norma não incomodam e até passam despercebidos.

Não obstante qual a intenção dos espíritos ao assombrar alguém ou algum lugar convém lembrar que não há propriamente motivo para grande alarme. Devemos sempre lembrar que mais perigoso que um morto é um vivo.


Como sei se estou perante um espírito?

Existem alguns sinais habitualmente associados à presença de espíritos. Caso observe mais do que dois ou três dos sinais abaixo talvez esteja na altura de pesquisar mais a fundo:
-          Baixas de temperatura sem motivo aparente (lugar bem isolado, não há correntes de ar)
assombrassao-          Calafrios (sem baixar a temperatura)
-          Problemas eléctricos sem haver falhas de corrente
-          Objectos eléctricos (maior parte das vezes lâmpadas) que rebentam mesmo estando desligados
-          Baterias que descarregam de um momento para o outro ainda que tenham acabado de carregar minutos antes
-          Objectos que mudam de lugar
-          Objectos que caem
-          Portas e janelas que abrem e fecham sozinhas
-          Odores estranhos (agradáveis ou desagradáveis)
-          Som de passos
-          Vozes
 Pode também acontecer a alteração do comportamento das pessoas presentes. Por exemplo alguém que sinta uma tristeza enorme de um momento para o outro.


Importante é considerar que qualquer dos aspectos mencionados podem ter uma explicação que nada tenha que ver com espíritos. Por isso reforço que, ao verificar alguns destes pontos, o melhor é mesmo tentar pesquisar mais a fundo a sua origem antes de partir para uma explicação paranormal. Então, caso não consiga encontrar outra explicação, talvez esteja na hora de procurar ajuda!


Mudras

Podemos até não reconhecer o termo; no entanto todos nós já vimos e até mesmo já realizámos, ainda que sem consciência do que fazíamos, um ou mais mudras.


O que são?

Mudras (leia-se mudrás) podem resumir-se como gestos simbólicos realizados com as mãos. Mas na verdade são muito mais do que isso.

Um modo de comunicação não verbal, baseiam-se em determinados movimentos dos dedos como expressão externa de uma intenção interna. São identificados como Selos, Senhas ou Chaves que nos permitem sintonizar com a frequência energética do Universo.
Estão ligados ao fluxo das energias não só no campo energético mas também na própria mente, e fazem a ligação dessas energias ao corpo físico, o que permite efeitos benéficos quer a nível fisiológico como psíquico, este último ao alcançar o equilíbrio e harmonia interior.
Os mudras são, por este motivo, vistos também como gestos de poder. Afinal, um simples gesto produz uma espécie de “magia” conduzindo o ser a determinado estado de espírito.


Onde são usados?

Os mudras têm grande tradição no Yoga, no Budismo e também na Dança Indiana. Conotam-se com os rituais compreendendo um profundo simbolismo de união à consciência suprema, união da matéria ao espírito.
dança mudraContudo, também podemos encontrar mudras no cristianismo (posição das mãos na oração) ou nas artes marciais (punhos cerrados com os braços em cruz), entre outros.

No Budismo os mudras estão diretamente ligados a mantras e mandalas, na medida em que os três juntos representam os segredos universais do pensamento, verbo e ação. Frequentemente vemos representações de Buddha na realização de determinado mudra, numa sugestão mais poderosa do que qualquer comunicação verbal. Esta representação está também conotada com o estado de meditação.

Nas Danças Indianas os mudras contam normalmente uma história. Referem aspetos das divindades hindus e da própria natureza e exigem longo treino e concentração. Pela linguagem das mãos e pelas expressões faciais a dançarina expressa sentimentos num teatro mímico com grandes possibilidades de interpretação.


No Yoga os mudras são um elemento que suporta a prática. Os gestos fixam na mente do yogi um determinado estado de espírito benéfico à prática. Tal como no Budismo alia-se o mudra (corpo) ao mantra (palavra) e ao espírito (visualização), vivendo-se assim um estado de consciência integrado com o universo. Esta sintonia permite o equilíbrio do yogi.


Posso usá-los no meu dia-a-dia?

A utilização dos mudras é benéfica para qualquer um, ainda que não seja praticante de Yoga nem saiba nada de Danças Indianas.

buddha mudraO mudra pode ser usado com ferramenta de meditação, bastando nesse caso conhecer o significado dos vários gestos para poder aplicá-los consoante a intenção. Podem servir para preparar a nossa jornada diária ou simplesmente recuperar energias no final do dia.
Podemos fazê-los em qualquer local e em poucos minutos, sendo apenas importante concentrarmo-nos nos gestos em si.

Porque harmonizam os chakras são normalmente utilizados em técnicas indianas de cura. E qualquer de nós os pode realizar sem problemas pois não representam qualquer perigo na sua realização. No mínimo sabemos que os mudras estimulam determinadas partes do nosso cérebro permitindo o expandir da consciência, pelo que não só são importante veículo de evolução espiritual, como podem contribuir para o nosso bem-estar em geral.


Curiosos de experimentar?

Num próximo post apresentarei alguns mudras, seus significados e forma correta de aplicar.


7 maneiras de se proteger de energias e entidades negativas

Esta é uma tradução de um artigo de Spirit, Science andMetaphysics.


As 7 melhores formas de se proteger de energias e entidades negativas

Quer acredite completamente ou não, todos os humanos podem ser influenciados por energias negativas. Se é extremamente sensível, empático ou simplesmente está rodeado de muitas pessoas no seu dia-a-dia, pode estar ainda mais suscetível. Então como é que nos protegemos destas energias? O que é que elas são, realmente? Este é um blog para responder a essa questão e dar-lhe a conhecer exatamente o que você precisa saber.
negativismoNa verdade, até mesmo escrever um artigo sobre este assunto é complicado. Por quê? Bem, eu acredito que quanto mais consciência e atenção se dá a energias ou entidades negativas, maior o poder que estas têm sobre você e para influenciar sua vida. Encontro regularmente pessoas que acreditam que parte de sua missão espiritual é estar constantemente a proteger-se de energias negativas e, com os meus anos de estudo, eu não concordo com esse sistema de crenças.
Em vez disso, eu convido a uma alternativa. Que quando você se mostrar como o seu Ser Verdadeiro na energia cheia de quem você realmente é, numa missão com o propósito de servir com a orientação do Espírito, essas forças negativas saem do seu caminho. Na verdade, eu acredito que eles são repelidos por sua positividade e amor, eles são alérgicos.
Quando se trata do mundo energético, acredito que Luz atrai Luz, e que nós temos que entender a negatividade, trabalhar com ela conscientemente e dar-lhe atenção suficiente apenas para estar ciente dela, mas não deixá-la governar nossas vidas. Aqui estão algumas dicas para ajudar ...



1) Não alimente a negatividade!

Acredito que todas as energias verdadeiramente negativas, sejam entidades ou espíritos, operar numa função primária. Estão separadas ou desconectadas da Fonte. Ao contrário de você ou eu, elas não se podem ligar à Fonte do Universo para receber ou gerar energia. Por isso, têm literalmente de andar em torno dos outros para receber energia, semelhante a um parasita.
Portanto, quanto mais preocupação, medo, resistência ou pânico você tiver da energia negativa, maior a capacidade dela de roubar a sua força vital. Estar constantemente a falar sobre os illuminati, o governo, os 1% ou algumas forças demoníacas que aparentemente mantêm você ou o mundo preso, literalmente dá a essas forças o seu poder e energia.
É isso mesmo, o próprio ato de pensar sobre quanto poder têm essas forças negativas é a própria forma delas poderem tirar o poder de você. Não alimente os trolls ... eles têm um apetite insaciável e nenhum problema de se banquetear com tudo o que a si é querido.


2) Saiba como recuperar o seu poder

Uma vez que compreenda como as energias negativas conseguem o seu poder, é altura de começar a reclamar de volta todo o poder que lhes deu. E começa por trabalhar consigo mesmo…
Com mais frequência do que pensamos, quando carregamos energias negativas é porque a algum nível estamos tóxicos. Fisicamente, emocionalmente e mentalmente tóxicos. E vamos precisar de ajuda, seja com o reiki, resgate anímico, cura com cristais ou limpeza do seu corpo, tudo isto nos pode ajudar a restaurar o nosso poder.

Vamos combinar: Cure e desintoxique-se para que você possa limpar as energias negativas. Uma vez que essas energias negativas saiam, você terá mais do seu Ser Verdadeiro a retomar o seu lugar. O seu Verdadeiro EU é a fonte de sua maior força.



3) Entretenha e foque a sua mente

força interior
Sentindo-se disperso, sem foco e sem terra? Bem, isso pode deixá-lo totalmente aberto para as energias negativas.
A sua mente e os seus pensamentos são da sua responsabilidade. Se nós não temos controlo sobre as nossas mentes, as nossas mentes serão controladas por nossa vez. É simples assim. Entreter a sua mente irá permitir que você fique focado em positividade.

Tente isto: Em vez de estar constantemente à procura de problemas e do que está errado na sua vida e no mundo, considere prestar atenção no que corre bem. O que está acontecendo bem no mundo? Na sua vida? Encontre coisas que o animem e avance com elas.



4) Escolha conscientemente os seus meios de comunicação e informação

Estamos constantemente a ser bombardeados por informação corrompida e programação negativa. Se quer transformar a sua consciência para se conectar à Fonte e às forças positivas de apoio do Universo, vai precisar de ser muito seletivo em relação a informação que consome.
Felizmente há por aí mais meios de comunicação incríveis e inspiradores do que nunca, como o YouTube, podcasts, blogs, etc. É agora cada vez mais fácil de se cercar continuamente com energia positiva. Eu o desafio a assumir esse desafio.
Quando cada um de nós escolher conscientemente informação positiva e consciente como a nossa principal fonte de entrada, nós passamos a literalmente transformar o mundo a partir de dentro para fora.



5) Perceba os seus pontos cegos

Todos nós temos pontos fracos muito distintos ou lugares indefinidos na nossa consciência. Eu chamo-os de pontos cegos. Todos os têm, não há exceções, não importa o quão evoluído são ou proclamam ser.
Às vezes os nossos pontos cegos estão na nossa mente e processo de pensamento, na nossa comunicação, nos nossos limites, nossos relacionamentos, nossas emoções etc. Os nossos pontos cegos muitas vezes podem ser portas de entrada ocultas para energias e entidades negativas poderem influenciar as nossas vidas. É chamado de cego por uma razão, você não pode se proteger de algo que não pode ver.
Esses pontos cegos são realmente importantes... porque outras pessoas são capazes de ver lados nossos que nós mesmos não podemos, e, portanto, todos nós temos de nos apoiar uns aos outros e ajudar a crescer. É importante saber onde você tem espaço para crescer, uma vez que o nosso crescimento é vital para o nosso processo de vida aqui.



6) Não permita a acumulação de energia estagnada

Quando a energia está parada acaba por ficar estagnada. Os nossos corpos são uma série de tubos e, tal como os tubos de luz, têm de ser estalados e abanados para ativar a luz que comportam. A Medicina Chinesa diz-nos que a estagnação é a causa de todas as doenças. Se quer ser saudável, feliz e viver positivamente, não permita que a energia estagnada se acumule.
A estagnação pode acontecer também no nosso espaço físico. Se costuma acumular tesouros ou agarra-se demais a objetos não essenciais, estes vão começar a acumular energia estagnada. Se alguma vez entrou na casa de alguém que tenha esses hábitos provavelmente já sentiu esse tipo de energia.
As energias negativas irão literalmente agarrar-se a esses objetos. Há uma razão para se dizer que a limpeza anda a par da divindade. Mantenha as coisas vibrantes e frescas e a eergia negativa desaparece!


luz interior
7) Seja um farol e não uma esponja

Esta ferramenta secreta é um dos métodos mais eficazes que alguma vez coloquei em prática para me proteger das energias negativas. A ideia é que quando você aparece como o seu Verdadeiro Ser, com a luz de quem você realmente é, você torna-se um farol. Um farol está continuamente a emitir luz em qualquer direção em que se foque. Seja isso! Brilhe o seu brilho.
Por outro lado, se você for uma esponja, você absorve tudo à sua volta, bom ou mau. Uma esponja é altamente suscetível a germes, principalmente quando está fora de si mesmo e excessivamente lhes permite a entrada. Não absorva tudo na sua realidade, emita a sua própria essência e poderá literalmente ver o mundo a mudar perante os seus olhos!
Quase toda a energia negativa pode ser pensada ou considerada como resistência. Se você transformar a sua relação com a resistência e não mais a permitir tomar conta da sua vida, as energias negativas desvanecer-se-ão e o amor positivo do Espírito passará a liderar a sua vida!

(…)