Fadas

O que são fadas?
De onde vêm?
Será que realmente existem?

O imaginário do mundo ocidental conhece as fadas desde a antiguidade e os seus contos são inúmeros. 
Hoje falamos em “contos de fadas” referindo-nos a assuntos místicos em geral, no entanto estes seres míticos têm aparecido em muitas histórias ao longo do tempo, como na lenda do Rei Artur ou no “Sonho de uma Noite de Verão” de Shakespeare.  
Elas habitam o mundo do fantástico com destaque pelo facto de terem a possibilidade de ajudar o ser humano a concretizar os seus sonhos ou demais demandas impossíveis. Veja-se o caso da Sininho e Peter Pan.

Mas afinal, como apareceram as fadas?

fadasDesconhecedores da ciência, os povos primitivos criaram crenças animistas em relação a praticamente todos os fenómenos da natureza. A personificação do desconhecido era feita por meio de seres fantásticos com algumas semelhanças aos humanos, mas com características sobrenaturais que os tornavam superiores, uma vez que capazes de coisas que o Homem nem conseguia conceber. Daí que os primeiros seres míticos tenham passado a ser adorados como deuses, sendo o mais claro exemplo disso o sol, cujo culto está documentado na arte pré-histórica.
Com o evoluir do tempo o Homem acabou por diminuir esses seres da importância de deuses, deixando de os adorar como tal, mas sempre mantendo um respeito especial com o intuito particular de deles obter determinados favores. É o caso das fadas.

E como são as fadas?

 A definição do termo é ambígua. Existe, no entanto, um consenso sobre determinadas caraterísticas:
  • podem ficar invisíveis ou só se mostram a quem querem
  • podem voar
  • habitam em bosques e florestas
  • podem afectar a vida do ser humano através de poderes mágicos
Muitas vezes são confundidas com elfos ou mesmo gnomos, mas as fadas têm uma identidade própria, distinta
desses seres.

Em português o termo fada encontra a sua origem no latim, fatum, que significa fado, ou destino. Isto demonstra a sua suposta capacidade de intervir na vida humana, ou seja, podendo alterar o destino de quem conte com a sua ajuda.
Ao contrário da crença comum sobretudo criada pelos media, as fadas assumem muitas formas (de pequenas ou de grandes dimensões, belas ou feias, etc). 
Alguns atribuíram-lhes um papel mais importante, tendo sido comparadas a anjos por ocultistas, enquanto que outros as colocavam do lado do mal, acusando-as do roubo de recém-nascidos ou outras práticas maliciosas. Outros ainda consideram-nas como anjos caídos que nem são bons para se manter do lado do bem como nem são maus para passar para o lado do mal, mas apenas seres com os quais se poderia contar para "trocar favores".


fairesBoas ou más a crença nas fadas persiste ainda hoje entre muitos, havendo quem acredite na sua existência e poderes mantendo vivo o culto ou pelo menos os costumes, como o de “trocar presentes” com elas. Afinal, quem de nós não conhece a fada dos dentes? Esta é uma de entre muitas… 

E você, acredita em fadas?