Taoismo


Tradição chinesa de harmonia da vida com o Tao, o Taoismo pode ser visto como uma religião ou uma filosofia, conforme as diferentes escolas e movimentos. É uma forma de vida que não se enquadra bem nos parâmetros Ocidentais de religião, mas reconhecida como tal pela República Popular da China.
Não querendo aprofundar a sua história menciono apenas que é uma tradição com milhares de anos que defende na sua essência o facto de, enquanto seres naturais, não necessitarmos de qualquer orientação centralizada, regulamentada. Embora partilhe com este alguns valores, é contrário ao Confucionismo, que indica que devemos todos seguir as mesmas regras, a mesma moral.
Dos seus fundadores destaca-se Lao Zi, que terá sido um personagem “revoltado” com o governo, para o qual trabalhava, e que considerava tirano. Acabou por se demitir e passou a transmitir aos demais a ideia de viver uma vida simples.

atoIdeais
O Taoismo fundamenta-se num sistema politeísta de antigas crenças místicas aplicado a essa vida simples que nos ensina a agir de acordo com a nossa natureza e abandonar a ideia de viver pela força. A actividade principal do taoista está na mente, pela qual deve aprimorar a sua relação com o Universo. E, tal como no Budismo, o desapego, ou o abandono do desejo, é condição para a felicidade.
O Taoismo vê todas as coisas como interdependentes e constantemente mutáveis, pelo que a compreensão de uma coisa é a compreensão dela no momento presente. Tem na base também o dualismo, normalmente conhecido pelo seu símbolo do Yin-Yang. Ambos são parte do todo, portanto inseparáveis, ainda que contrários.
Parte do Tao assenta no Wu Wei, ou “agir pelo não agir”, a prática de realização pela acção mínima. Basicamente consiste em aceitar a nossa natureza em vez de lutar contra ela, pois a nossa condição enquanto ser humano é perfeitamente adaptada à nossa vivência. Isto não é o mesmo que ficar à espera que as coisas aconteçam do nada, mas o influenciar com maior facilidade o mundo à nossa volta pela compreensão e aceitação do mesmo como ele é.
O Taoismo não pretende descobrir as causas das coisas, mas aceitá-las como são. É anti-intelectual na medida em que não racionaliza a vida, mas apenas a contempla, pois se é permitido que algo exista em harmonia com o Universo, então existe paz. Isto porque tudo o que existe provém de uma única fonte universal, o Tao, ou caminho, o princípio supremo gerador de todas as coisas.

O Tao e o Tao Te Ching
Antes de tudo havia o Tao, que deu origem a Yin e a Yang. A partir daí tudo o que teve origem passou a comportar estes dois princípios, que em si mesmos contêm a semente um do outro, já que indissociáveis.
O Tao é ao mesmo tempo a essência de tudo e o caminho para essa essência. Liga-se ao Te, o seu próprio poder de realização de todas as coisas, ou a vida, daí a sua principal escritura se intitular Tao Te Ching, o Livro do Caminho da Vida.

Composto por mais de cinco mil símbolos o Tao Te Ching preocupa-se com a vida na sua vertente prática, embora também comporte algumas orientações sociais. O seu tema principal é o Tao e como alcançá-lo. 

When fear is stronger than you (translation)

Many people tend to turn off from their spiritual self because they’re afraid what may come to their lives. Not everyone can dissociate a spiritual being from religion or other doctrines, like spiritism for example. And because they don’t want to find something unpleasant, they end up closing themselves to evolution.
Of course there are others who just don’t care. It has nothing to do with fear nor ignorance. It’s a choice. A choice, in fact, that no one should criticise. The same way I am free to believe in what I do, so are others.

Being afraid limits the human being. But just because he allows it. There are paths that take us away from potentially dangerous experiences, but still lead us to spiritual evolution. We just have to choose one of those; there’s no need to abandon our spiritual self.
Anyway, those are exactly the kind of people who end up experimenting what they try to run from. I don’t know if they attract it, but I do know that’s what I see most. It seems the more they want to escape it the more they end up going through it.

fear from the unknown
Fear from the unknown is natural. Anyone who says they’re afraid of nothing just needs to go through some dangerous experiences, I guess. But it is not normal to allow ourselves to be consumed by it.
I know it’s easy to talk. But there’s something I do believe: nothing is given for us to try that we’re not ready to deal with. And even knowing there are some people more fragile, that doesn’t mean they’re weak. Maybe some are just expecting others to solve their problems. But that’s not weakness, that’s laziness!!
When fear wins, many times people get sick. For some is just a depression, for others something worse. But nothing we can’t cure. And the way I see it, we should be more afraid of getting sick than dealing with something that may even be enriching.

Also, sometimes the problem is not what goes on in the outside, but being afraid of knowing the true self. We don’t always like what we find out, but if we don’t try to know ourselves we will never be able to chance for better. So I ask – what do you prefer? Have the guts to face the unknown and evolve or let fear rule your life?



Vegetarianismo e Espiritualidade

Esta é uma questão bastante controversa – o ser dedicado à evolução espiritual deve ou não ser vegetariano? Se uns imediatamente respondem que sim, como que de uma verdade irrefutável se tratasse, outros dirão que nem por isso. Então em que ficamos?
Parece-me que melhor é analisar:

É verdade que o vegetarianismo se liga à questão espiritual. Sem dúvida que o despertar espiritual, que por si só parece deixar a pessoa “mais leve”, acaba por induzir à necessidade de alterar a alimentação, pois o corpo, mesmo sem nós darmos por isso, vai mudando, e exigindo de nós outro tipo de comportamentos. Mas será o vegetarianismo obrigatório?
No que respeita a certas religiões ou doutrinas o vegetarianismo é, sim, obrigatório, já que consideram toda a vida sagrada. No entanto aqui sou obrigada a lembrar que também o mundo vegetal é composto de seres vivos. Logo, pela lógica, nem das plantas podemos viver…
Exigir de alguém tornar-se vegetariano é, por esse motivo, hipocrisia. Tal como é hipocrisia deixar de comer carne devido às condições em que os animais são criados já com o destino de ser consumidos, mas comer à mesma peixe criado em viveiros. E também me parece hipócrita falar em ser vegetariano só porque não devemos matar, pois todos os animais matam para se alimentar e assim poder sobreviver.
Dá para perceber o porquê de este assunto para mim ser controverso…
Não, eu não concordo com o que se faz aos animais com a desculpa da alimentação. Mas uma pessoa que passe uma tarde no rio a pescar e que aproveita o que pescou para o jantar é pior do que o urso que vai para o rio alimentar-se de salmão? Não me parece!
É verdade que a consciência de uma planta é supostamente diferente da de um animal, ou assim nos diz a ciência. Mas é por isso então que devemos conversar com as nossas plantas? Porque lhes somos indiferentes?

Devo dizer que, ainda que não pareça, eu concordo com o vegetarianismo, sim. Acredito que uma dieta vegetariana provoque significativas mudanças no corpo humano, mudanças essas não apenas a nível físico, mas também mental, emocional e, claro, espiritual.
Todos nós sabemos a sensação de enfartamento, normalmente muito fácil de atingir com carnes vermelhas ou enchidos, entre outros. E essa sensação não é benéfica para nós. Nomeadamente porque nos retira energia, logo entorpece as nossas ações e pensamentos. Além disso, frutas e vegetais comportam maior energia vital, até porque os comemos ainda frescos, enquanto a carne já está em decomposição quando a ingerimos.
O vegetarianismo é também uma forma de desintoxicação do corpo. E as toxinas presentes no nosso corpo atrapalham a mente, pois deturpam a nossa clareza de pensamento, logo atrapalham a evolução espiritual. Concluímos, portanto, que o vegetarianismo se torna um passo importante para a nossa demanda evolutiva. Aliás, torna-se um exercício diário de evolução, já que é uma escolha de respeito pelos animais, uma escolha ecológica, e também uma escolha de respeito por si mesmo. O vegetarianismo ajuda a purificar o corpo astral tanto quanto o físico.

Agora, serão estes motivos suficientes?
A mim parece-me que sim. Só que também me parece que, acima de tudo, esta deve ser uma escolha da própria pessoa. Não deve ser imposta por doutrina nem por qualquer outro motivo.

Como disse atrás, a própria evolução acaba por induzir a pessoa a alterar certos hábitos. E não somente a alimentação. Isso também acontece com o deixar de fumar, deixar de roer unhas e até outras pequenas atitudes que muitas vezes nem nos damos conta de ter. E julgo que deve ser assim que deve acontecer. Um processo natural de mudança por opção, não por imposição.

vegetarianismo

Terminando, e porque não quero ser hipócrita, resta-me acrescentar que, mesmo sendo a favor, eu não sou vegetariana. Por uma série de motivos pessoais que julgo não terem nada a acrescentar ao blog.
O que faço hoje é reduzir ao máximo o consumo de carne e peixe, principalmente carne vermelha. Muita sopa e cereais e muitas vezes a soja a fazer a base do prato. Mas vegetariana, embora quisesse, não sou.



Um grande abraço a todos!




NAMASTÊ

Certamente já ouvi ou leu a expressão algumas vezes. Mas sabe o significado de “Namastê”?

Associado à cultura asiática, mais uma vez trata-se de um termo sânscrito, que é uma forma de cumprimento por nós conhecido geralmente acompanhado de uma ligeira vénia com as duas mãos juntas perto do peito, dedos virados para cima. Mas é também usado como cumprimento na comunicação escrita, sem nada a acrescentar.
namastêEmbora possa ser uma simples saudação, a expressão também denota reverência e respeito, nomeadamente no seu uso perante mestres (por exemplo no início de uma aula de Yoga). Pode ainda ser feito apenas o gesto (a vénia), o que é comum na Índia, sem a utilização da expressão, que normalmente é subentendida.
Um respeito ainda mais profundo demonstra-se com as mãos colocadas ao nível da testa, em vez de no peito. No caso de reverência divina as mãos serão antes colocadas acima da cabeça.
O aproximar das mãos ao chakra coronário tem como objetivo aumentar o fluxo do amor divino, aquele que se pretende consigamos desenvolver por todo e qualquer ser. A cabeça baixa e os olhos fechados deverão ajudar a mente a deixar fluir esse amor. É um cumprimento que deve ser sincero, desejando o bem aos outros.
A mão esquerda representa o coração e a direita a razão e a sua união significa a harmonia entre ambos, bem como o equilíbrio entre as dualidades existentes em nós (bem e mal, por exemplo).
A palavra Namastê pressupõe que todos partilhamos uma mesma essência divina e universal. Com ela afirmamo-nos como parte indissociável do Sagrado e podemos inclusive usar a expressão verbal e corporal para nós mesmos como forma de meditação sobre essa consciência de sermos divinos. Portanto, pode ser parte da nossa evolução.

Posto isto resta-me dizer-lhe:

NAMASTÊ


Reiki - benefícios

chu ku reiEncontrei um texto que descreve bem os benefícios do Reiki neste blog.

Quero apenas fazer uma ressalva. O Reiki ajuda, mas não deve substituir a medicina.

Passo então a transcrever parcialmente o texto:

"
Benefícios do Reiki
Reiki é uma terapia que trabalha a nível emocional, mental e espiritual e pode mudar muita coisa na sua vida, aqui estão exemplos práticos dessas mudanças:
* Reiki acalma, reduz o stress e provoca no organismo uma sensação de profundo relaxamento, conforto e Paz.
* Reiki pode trazer-lhe uma clareza espiritual que antes não sentia.
* Reiki oferece-lhe uma sensação de alívio emocional durante o tratamento e até prolongando-se após a aplicação. O Reiki ajuda no processo de libertação das emoções.
* Reiki limpa e clarifica o seu campo energético.
* Reiki alivia a dor.
* Reiki consegue aumentar o nivel e a qualidade do sangue que circula no nosso organismo, conseguindo mesmo fazer parar pequenas hemorragias.
* Reiki consegue “limpar” os nossos órgãos como o fígado, rins, as artérias e outros.
* Reiki é seguro no tratamento de doenças crónicas e agudas, doenças relacionadas com stress e desordens, como nos casos de sinusite, rinite, menopausa, cistite, asma, fadiga crónica, artrite, ciática, insónia, depressão, apenas para mencionar algumas delas.
* Reiki acelera o processo de recuperação em caso de cirurgia ou doença de longo termo. Reiki tem ainda a capacidade de reduzido os efeitos secundários e ajustar a ajuda aos tratamentos tradicionais do paciente. Por exemplo um paciente sujeito a quimioterapia que receba Reiki durante o mesmo processo nota uma redução significativa dos efeitos secundários do tratamento.
* Reiki pode ser aplicado às plantas, animais, comida, água, dirigido ao Nosso Planeta Terra.
* Reiki purifica os ambientes e remove as “más” energias ou espíritos, seja do seu escritório, da sua casa, carro, jardim ou divisão da casa, onde quer que seja o local, você pode canalizar energia e purificar o ambiente.
* Reiki ajuda atletas a recuperar mais rápidamente das suas lesões e entrar mais rapidamente na sua actividade.
* Reiki é para todos, ele cura adultos, idosos, crianças e bebés, os seus animais, as suas plantas e até mesmo o Planeta Terra, se assim o desejar, tudo está dentro do pensamento e amor que emite na prática do mesmo.
* Reiki é para animais, é claro que sim, eles ajudam-nos a recuperar de doenças, situações de stress, separações e ansiedades, traumas. Os animais devem sempre ser tratados como membros da nossa familia, mas atenção o Reiki não substitui os cuidados médicos que os mesmos possam necessitar.
* Reiki é energia positiva, nunca pode causar qualquer mal a nada e nem a ninguém. A Energia do Reiki é amor no estado puro, todo o Terapeuta ao aplicar Reiki a si ou ao próximo deverá estar num estado de Amor Incondicional e perfeita União com Deus e o Universo!
A Cura Pelo Reiki
Pode ser uma verdadeira surpresa, ela é usada para curar todos os tipos de condições e males instalados no seu corpo físico, emocional e/ou espiritual.
Muitos pacientes experimentam uma aceleração do seu processo de Cura quando combinam o Reiki com a medicina tradicional ou outras terapias.
Reiki vem do Universo
Vem de uma inteligência Superior que gere toda a vida no Nosso Planeta, o Reiki funciona através das necessidades específicas e individuais de cada paciente, a qual resulta sempre em cura, mas nem sempre ocorre na forma de cura desejada pelo paciente. A sintonia entre o paciente, o terapeuta e o Universo é de uma grande valia, assim como a receptividade do paciente durante o tratamento.
Acontece muitas vezes que o paciente andou desviado do seu caminho, isso causou demasiados desequilíbrios no nosso organismo e muitas vezes não estamos conscientes destes processos, uma vez ultrapassadas algumas questões que são clarificadas com a terapia Reiki, ocorrem surpresas muito boas, o cliente encontra um estado de alívio e de cura desejada para o seu processo.
O Reiki permite aos pacientes um estado de profundo relaxamento e Paz. Está provado que o Reiki tem sido decisivo e responsável pelos processos de Cura de muitos pacientes pelo mundo fora.
Reiki e Ciência
Muitos cientistas concordam que uma força inteligente e superior existe, que um espiríto divino/universal continua a suportar e a criar constantemente no Universo.
energia pelas maos
Eles assumem ainda que é um Campo da mais Pura Energia e que é ela que comanda tudo que vemos e não vemos no nosso Planeta e Universo.
Afirmam ainda que Nós Somos Energia, assim como tudo o que existe, é constituído por energia, está provado também que o nosso corpo tem pontos de energia mais fortes sendo uma d’elas as nossas mãos.
Eu mesma iniciei o meu processo de cura com aplicações diárias de Reiki."


REGISTROS AKÁSHICOS


O que são?
Segundo o hinduísmo, de onde provém a sua origem (do sânscrito Akasha é o éter ou céu), bem como de diversas outras correntes, os Registros Akáshicos são uma espécie de biblioteca mística onde está guardado todo o conhecimento presente, passado e futuro de todo o Universo.
Aí podemos encontrar literalmente tudo, desde ações a pensamentos e emoções, sejam de grande ou pequena dimensão, não somente de cada alma do planeta Terra mas também de outros sistemas planetários. Tudo o que acontece, ainda que no planosubtil, é guardado na corrente energética do cosmos, pois tudo é energia. Akasha é a substância primária a partir da qual todas as coisas são formadas.
Qualquer pessoa se pode ligar a essa fonte de conhecimento e tal ligação pode permitir compreender situações presentes, responder a dúvidas sobre a sua existência, ou outras questões necessárias para a sua evolução enquanto ser humano. No entanto certos conhecimentos só serão revelados no momento em que a pessoa estiver preparada para os receber. Até porque muitas vezes acontecerá que as respostas obtidas serão contrárias às esperadas pelo indivíduo.

Registros Akáshicos pessoais
Ao deixar o seu ponto de origem (nomeadamente pela encarnação) e até ao momento de retorno ao mesmo, a alma grava toda a forma energética gerada por cada experiência vivida nos seus Registros Akáshicos. Estes são uma das ferramentas mais poderosas disponíveis para nos ajudar a recordar a nossa condição de unidade com o divino.
Quando ascendemos ao conhecimento dos Registros Akáshicos abrimos um canal de comunicação direta com os nossos Mestres. Tais registros permitem-nos perceber as nossas limitações, reconhecimento esse que nos ajuda a expandir a nossa consciência e relembrar quem somos na nossa verdadeira essência

akashaComo aceder aos Registros Akáshicos?
Para ter acesso à informação contida nos Registros Akáshicos o indivíduo deve estar preparado, portanto, equilibrado o suficiente para se manter em determinado estado vibracional e compreender a informação transmitida.
Não se tem acesso aos Registros Akáshicos por mera curiosidade ou divertimento. A informação neles guardada é permitida apenas para a cura, seja ela individual ou global. Estes registros são sagrados e são protegidos por seres superiores que poderão ou não permitir esse acesso. A informação a receber é condicionada com uma espécie de seleção prévia e apresentada por uma conexão telepática com o guardião da “biblioteca”.
Para podermos atingir esse conhecimento necessitamos de praticar um recolhimento diário. No entanto o acesso acontece por norma em pleno estado de consciência e não em estado de transe, como muitos supõem.

Como é recebida a informação?
A informação é dada ao indivíduo da mesma forma que numa meditação ou canalização. Pode conter imagens, sejam elas diretas ou simbólicas, sons ou a mera impressão de “saber”.
Quando a sintonia ocorre podemos observar a carga energética que circunda os acontecimentos, o que os torna mais fáceis de identificar. Isso acontece particularmente com eventos marcantes no Universo ou no planeta, como uma guerra ou uma destruição maciça causada por um desastre natural.
Muitas pessoas já tiveram acesso aos seus Registros Akáshicos sem se aperceberem. Isso pode acontecer por intuição, pelo que para muitos é difícil de associar pequenos vislumbres intuitivos a um acesso a algo tão importante. Mas a verdade é que quando a informação nos é necessária em determinada etapa da evolução espiritual, guias e mestres fazem com que a mesma nos chegue.

Registros Akáshicos do futuro e o livre arbítrio
registos akashicosParece uma contradição dizer que possam coexistir acontecimentos já marcados na linha temporal futura e o livre arbítrio. Mas na verdade é algo bem simples.
O tempo como nós o experienciamos enquanto no corpo físico é mera ilusão. Ele não passa de um tipo de perceção da realidade em que existimos. E como sabemos, muitas das nossas perceções podem ser erróneas. Tal como a ilusão de ótica, outras existem, sendo esse o caso da nossa noção de tempo.
Por outro lado os Registros Akáshicos não são imutáveis. Eles mudam, evoluem. Tal como nós próprios mudamos e evoluímos, os nossos registros vão alterando com as nossas escolhas e atitudes. Este é um dos motivos pelo que os Registros Akáshicos não servem para adivinhar o futuro. Mas se ao aceder a eles se deparar com uma realidade futura que julgue deva ser alterada para o seu bem ou para o bem geral, o seu livre arbítrio vai permitir-lhe “mudar a história”.


Curioso para aceder os seus Registros Akáshicos?


Medo de falar com o seu guia?

Há uns dias fui abordada por uma pessoa (a quem doravante me referirei como AC) que tinha algumas questões sobre a comunicação com o Guia Espiritual.
medo espiritosEntre outras questões a que mais sobressaiu foi a do receio. Receio de, pelo meio das tentativas de se comunicar com o Guia Espiritual, deparar-se com alguma energia negativa que de alguma forma pudesse o pudesse prejudicar.
Nem a propósito comecei a ler um livro onde essa é uma das questões mais pertinentes abordadas pelo autor. Apercebi-me então de que se trata uma questão levantada por muitos, e talvez um dos principais motivos que levam as pessoas a desistir de sequer tentar.
Julgo, portanto, que é meu dever partilhar a resposta que dei a AC, podendo assim esclarecer mesmo aqueles que por algum motivo se possam não sentir tão à vontade para perguntar.
Segue a resposta:

"Eu percebo o seu receio. Também eu o senti muitas vezes. E qualquer contacto que tente fazer pode sempre correr esse risco. Por isso aconselho a só o fazer se estiver de bem consigo mesmo.
Se por algum motivo andar mais frágil, mais triste, talvez não seja uma boa ideia. Nessas alturas estamos mais propensos a atrair aquilo que não queremos.
Posso-lhe dizer que a forma de contacto que comigo resulta melhor é a da Igreja, que descrevi no blog. Foi a primeira que aprendi e o espaço tornou-se de tal forma familiar para mim, que apesar de já ter usado outras formas acabei sempre por voltar a essa E esse espaço é meu - portanto, lá dentro só acontece aquilo que eu quero. Mas sabe, AC, muitas vezes já eu fui lá e encontrei o sítio cheio de seres desagradáveis. Muitas vezes fui eu lá e tive de sair sem sequer conseguir falar com o meu guia. E chorei e berrei e aborreci-me. Mas saí de lá deixando o espaço vazio de presenças indesejadas. Porque, volto a referir, esse espaço é meu. Portanto, só lá pode estar quem eu permitir. Só que em certas alturas andamos mais em baixo e acabamos por sem querer permitir que entre na nossa vida aquilo que não queremos.

AC, isto implica uma certa força (falo em termos de energia, sobretudo) por parte da pessoa. Por outro lado, quantas pessoas sofrem influências de entidades negativas ou até de pessoas negativas sem saberem? Na verdade estamos sempre sujeitos. Só não estaríamos se não existíssemos.
A mim, pessoalmente, as energias alheias afectam-me muito. Por exemplo, se estiver num ambiente em que todos estão mal dispostos, por feliz que eu possa estar acabo por sentir a nuvenzinha negra a pairar por perto. Não é preciso estar a tentar estabelecer outro tipo de contactos para sofrer com essas influências. Mas no final acaba por depender de mim saber livrar-me disso. E julgo que o mesmo se aplica a esta situação.
Antes de o fazer pense - quais são as suas "armas"? De que forma se pode/consegue defender de uma situação dessas? Seja honesto consigo mesmo, neste momento, sente-se capaz de lidar com isso?

agradecimento
Não é a toa que no blog eu insisto muito na ideia de que podemos tudo com as energias equilibradas e a força de vontade. A meu ver o equilíbrio e evolução espiritual dão-nos essa força que nos permite "combater" o negativo. Só que convém primeiro descobrirmos em nós mesmos onde ir buscar essa força. 
Para uns é em Deus, para outros em Cristo, Alah, Buddha, etc. Isso não importa. Pode ser apenas em si mesmo. Importa é descobri-la."



A AC deixo desde já o meu agradecimento por me ter aberto os olhos para a situação. Por vezes precisamos mesmo do Olhar alheio para percebermos o que falta partilhar.

Aos restantes espero que este pequeno texto ajude a esclarecer um pouco mais sobre a comunicação com o Guia Espiritual. E estejam à vontade para me colocar as vossas questões.




Guias no Google+ #6




Gypsy Luna

Shared publicly  -  4:44 AM
23
10

O que é Espiritualidade?

Principal tema deste blog e reparo agora que ainda não dei a minha visão sobre o assunto. 
Talvez não seja de fácil definição, mas nada como tentar…
espiritualidade

O que é a Espiritualidade?

Espiritualidade é estar em conexão com o Espírito que anima a nossa alma e o nosso corpo.
Espiritualidade é deixarmo-nos guiar pela energia que está além da nossa mente e do nosso ego.
Espiritualidade é estar inspirado pelo Espírito e em contacto com a Luz dentro de nós.
Espiritualidade é cultivar o Espírito através da meditação, da interiorização, do encontro consigo mesmo.
Espiritualidade é manter o equilíbrio entre todas as partes que compõem o nosso ser.
Espiritualidade é permitir que esse equilíbrio expanda o nosso potencial.
Espiritualidade é permitir que o Espírito nos inspire todos os dias em todos os momentos da nossa vida.
Espiritualidade é a forma como pensamos, como agimos e reagimos aos outros e às situações com que nos deparamos.
Espiritualidade é um exercício diário de busca da própria essência.
Espiritualidade é alcançar um estado de plenitude em que simplesmente somos o que somos.
Espiritualidade é aquilo que produz mudança no nosso interior.
Espiritualidade é toda a nossa atitude perante a existência.

espiritual

O que não é a Espiritualidade?

Espiritualidade não é religião. Você pode praticá-la sem ser religioso, tanto como pode dizer-se religioso sem se preocupar com a espiritualidade.
Espiritualidade não é uma doutrina. É uma experiência pessoal, individualizada.
Espiritualidade não é Espiritualismo. Espiritualismo é apenas crença na existência do Espírito.
Espiritualidade não é uma coisa que acontece num momento específico da nossa existência. É algo que se vive continuamente.
Espiritualidade não é ir à Igreja ou ao Templo. É aplicar o que lá aprendemos na nossa forma de estar e de ser.
Espiritualidade não é rezar ou meditar. É sentir e aplicar o propósito dessas acções mesmo depois de as terminar.
Espiritualidade não é algo que se racionaliza. É algo que simplesmente se “sabe” no nosso íntimo.
Espiritualidade não é um meio para alcançar os nossos objectivos mundanos. É um meio de nos aperfeiçoarmos para o bem de todos.
Espiritualidade não é imaginação. É uma experiência tão real ou necessária quanto comer ou dormir.
Espiritualidade não é uma crença. É uma manifestação sua daquilo em que acredita.
Espiritualidade não é uma cura. Mas a sua prática ajuda a manter um bom estado de saúde.
Espiritualidade não é controlar a mente. É abri-la para uma nova forma de consciência.


E para si, o que é Espiritualidade?

verdadeira espiritualidade

Spiritual Guide (translation)



Do you know who your Spiritual Guide is? Have you met him?

In my opinion is far more complicated than it seems to define what is a Spiritual Guide. In fact there are several possibilities and the answer is usually distinct for each of us. Above all, I think, it has to do with our beliefs and our way to see the world.
Literally speaking, the Spiritual Guide is that who helps human beings in their spiritual evolution. But who is that guide?
The answers can be many…

spiritual guideA Spiritual Guide can be a figure or even a set of ideas. For example, the Bible, where christian ideas are exposed, can be seen as a Spiritual Guide. And as the Bible, we can talk about any other text whether religious or philosophical.
As for “figures”, as mentioned, these can be earthly figures or not. And if it is easy to identify the first ones, the other are not so easy.
Starting with the first ones, each religion or philosophical movement has their own. Priests, the Pope, Rabbis, Gurus, the Dalai-Lama and so many others we all know. Going farther, the historical figures, as Christ or Buddha. And we don´t even need to believe that Christ has really been born from the Holy Spirit to accept his message!
In what concerns to other Spiritual Guides, the ones from the spiritual world, it is not that simple. Much is said about it, but the truth is that there still is no concrete and irrefutable evidence of their existence. So, this is always depending on each one’s personal beliefs.
Between these spiritual world Guides we can consider at least four – deceased who have interacted with us life (family, friends, acquaintances), spirits with no direct connection with us, superior spirits (angels and other enlightened beings) and ourselves!

What do you mean, ourselves?
Well, as spiritual beings we partially are we have a spiritual apprehension of life, different from the one we usually have with reason or with our five senses. Maybe it’s a part of our subconscious, maybe our intuition, but something very different. And it’s there. It’s born with us: the part of us that makes us question our existence, the origin of things, the reason for them to exist.

spirit guideOk, but how can we be our own spiritual guides?
And who else could it be? Unless we are extremely influenced by others, in the end it’s always us. The Bible or the Koran have the exact same other for me or for you, but each of us is going to make his own interpretation, right? The same happens two people hearing the same sermon.
The one who assimilates, processes and interiorises the information is us, no matter where the knowledge comes from. And the result can always be distinct, as for each ones grade of evolution and personal characteristics. So we can have as many guides as we want; by the end the supreme guide is always going to be ourselves.

So, do you want to know your Spiritual Guide?


(english translation of my earlier post)


Feng Shui


Já pensou em "curar" a sua vida "curando" a sua casa ou local de trabalho? Já pensou em como os espaços onde passa o seu dia podem influenciar no seu bem-estar? 
Conheça o Feng Shui, uma arte milenar de influência das energias através da manipulação dos ambientes pela disposição dos elementos funcionais e/ou decorativos. 


fonte zenO que é o Feng Shui? 

A sua tradição, de origem chinesa, tem mais de quatro mil anos e baseia-se no princípio de que cada terreno ou edificação tem uma vibração própria mas que está sujeita às emanações de outros ambientes ou edifícios que a circundam através da circulação do Chi (ou energia). 
Ora, como já mencionei anteriormente, as vibrações energéticas a que estamos expostos podem influenciar a nossa própria energia. E isso pode ocorrer de forma benéfica ou, pelo contrário, pode ser prejudicial. Para os mestres taoistas que desenvolveram o Feng Shui um Chi benéfico pode influenciar a nossa vida trazendo sorte e prosperidade e o contrário acontece se ignorarmos o equilíbrio do Chi e nos deixarmos influenciar por vibrações negativas. 
O que o Feng Shui ensina  é que deve haver um equilíbrio entre as energias yin e yang, tal como na Natureza. A energia yin corresponde ao elemento água e a yang ao elemento ar(vento), que compõem a própria palavra como escrita na língua original. Os antigos mestres procuravam compreender as influências energéticas combinando elementos de várias áreas como a matemática e a astronomia. Quando utilizavam as técnicas de Feng Shui faziam-no em conjunto com outras práticas como a meditação ou a acupunctura. 
Não estando isto comprovado cientificamente o que lhe sugiro neste momento é que olhe em redor. Pense em como tem corrido a sua vida ultimamente e depois veja o ambiente onde se encontra. Pense num outro ambiente onde costuma passar muito do seu tempo e em que tipo de energia lhe parece por lá circula. Está de acordo com o que aqui está descrito? 
Vamos a outro exercício. Lembre-se de um sítio onde tenha entrado pela primeira vez e no qual imediatamente se sentiu bem ou mal. Que tipo de lugar se veio a revelar?  
Posso-lhe contar que já me aconteceu entrar numa determinada sala e sentir-me tão mal que nem sei explicar ao certo o que sentia. Era um misto de tristeza com enjoo e agonia que me fez sair daquele sítio de imediato. Quando as pessoas que me acompanhavam vieram ter comigo disseram-me que se tratava de uma sala onde há anos atrás se prendiam doentes mentais. Será que o que eu senti não podia ser o Chi que ainda por lá circulava? 


Princípios do Feng Shui 

1. Objectivo 
Apesar do que foi dito atrás convém referir que o objectivo do Feng Shui não é propriamente a harmonização dos espaços para obter saúde e prosperidade. O seu verdadeiro objectivo é, sim, permitir a nossa evolução ajudando-nos a manifestar o nosso potencial máximo nos vários aspectos da nossa vida. Antes, portanto, de nos virarmos para o Feng Shui, devemos ter uma noção básica das teorias que o fundamentam, no caso o Taoismo. 
No Taoismo é dito que as nossas vidas sofrem influências a três níveis - o Céu, que corresponde às nossas características inatas a verificar através da astrologia chinesa; o Homem, que se refere ao nosso livre arbítrio e, como tal, é de nossa própria responsabilidade; e a Terra, que nos influencia pelos ambientes. Como esses três níveis estão em constante interacção, devemos procurar o equilíbrio entre elas de forma a permitir o nosso crescimento. Assim o Feng Shui surge como a forma de equilibrar a influência que recebemos dos ambientes. 

2. Influências 
Segundo as suas teorias o Feng Shui permite identificar as influências em determinados ambientes (sejam elas visíveis ou não) e se necessário recomendar formas de "curar" determinado espaço que alterem a circulação do Chi permitindo a renovação dessas influências. Para o estudo das influências não visíveis utilizam cálculos que identificam os campos eletromagnéticos que conjugam depois com as caracterísitcas do próprio espaço. Essas influências que não vemos muitas vezes podem explicar a nossa sensação de conforto em determinado espaço ou o motivo pelo qual preferimos um espaço e evitamos outro, mesmo que inconscientemente. 
O consultor de Feng Shui utiliza uma bússola específica, denominada de Luo-Pan, para elaborar o mapa do espaço considerando a sua orientação, forma e medida. 

3. Os 5 elementos 
Já na medicina chinesa se utiliza a base da teoria dos 5 elementos para equilibrar energias. Essa teoria ensina que tudo o que existe se pode classificar em determinada categoria energética - madeira, fogo, terra, metal e água - independentemente de ser algo material ou não. A cada uma destas categorias corresponde determinada cor, forma ou material e é nessa base que trabalha o Feng Shui. 
Em locais onde as energias são benéficas, utiliza-se a correspondência de forma a fortalecer a sua influência. No caso em que o local tem energias negativas aplicam-se elementos cuja forma, cor ou material as possa neutralizar. Utilizando o Feng Shui na construção de uma edificação essas considerações são aplicadas à própria arquitectura. 


Resultados do Feng Shui 

baguaSe por um lado não devemos criar demasiadas expectativas com o Feng Shui, pois nem tudo o que acontece connosco está obrigatoriamente ligado aos ambientes que frequentamos, é certo dizer, ainda assim, que em todos os aspectos da nossa vida podemos sentir os efeitos do equilíbrio proporcionado pela aplicação do Feng Shui. Maior parte deles serão mesmo sentidos de imediato. 
Ao equilibrar os espaços onde o indivíduo se manifesta o Feng Shui ajuda a equilibrar o próprio indivíduo, o que por sua vez se reflecte física, emocional e espiritualmente. Ou seja, a saúde melhora, os relacionamentos tornam-se mais aprazíveis e fáceis de manter e a nossa vida espiritual caminha no sentido da evolução uma vez que o nosso equilíbrio nos permite conhecer melhor a nós mesmos. 
Indiretamente o Feng Shui acaba então por proporcionar melhores oportunidades na vida (até porque nós próprios estaremos mais receptivos a elas), o que poderá trazer melhores condições financeiras, ou prevenir infortúnios. Ao melhorar os relacionamentos pode trazer oportunidades quer profissionais quer pessoais. Ao permitir o autoconhecimento ajuda-nos a evoluir espiritualmente, pois ajuda-nos a expandir a consciência, a melhorar a nossa conduta com vista à ascensão e, consequentemente, a contribuir para a evolução espiritual global. 


Agora que sabe um pouco mais, que tal observar o seu meio - valerá a pena experimentar?