18 Motivos para praticar Yoga

Já falei aqui do Yoga e dos seus benefícios. Há uns dias foi partilhado no Google + um texto que creio completa bem os que já partilhei. 
Esta é, portanto, uma tradução do texto partilhado por 


Yoga é uma prática antiga cujas origens remontam há milhares de anos na Índia. Foi concebido para ajudar a alcançar uma visão mais positiva da vida e um sentido permanente de serenidade e paz. 
O Yoga é conhecido por ajudar a relaxar e melhorar a flexibilidade, mas cada vez mais estudos mostram que a sua prática oferece outros benefícios muito além dos óbvios. Além de aliviar dores nas costas, o Yoga pode ajudar pessoas que sofram das mais variadas condições médicas. 
praticar yogaNão importa a sua idade, as suas capacidades físicas, o seu peso actual ou os seus objectivos com a prática de desporto, você deveria praticar Yoga. Quer faça uma aula uma vez por semana, passe cinco minutos em alongamentos todas as manhãs, ou pratique um pouco mais, o seu corpo e a sua mente vão agradecer. 

1. Melhora o padrão de sono 
Com uma crescente percentagem da população a sofrer de diversos graus de insónia, este é um benefício do Yoga muito negligenciado. Praticar Yoga algumas vezes por semana ajuda a acalmar o sistema nervoso e assim melhorar o seu descanso. 

2. Ajuda a combater o desejo de comer 
Manter-se com um peso saudável é mais fácil com uma rotina de Yoga. (…) A perda de peso pode ser um dos resultados do equilíbrio entre a mente e o corpo durante a prática de Yoga, o que ajuda os participantes a deixar de comer demais. Isso normalmente acontece quando o corpo anda tenso. Uma sessão relaxante de Yoga torna mais fácil ponderar se realmente necessita daquele doce extra.(…) 

3. Melhora a postura 
Uma vez que o Yoga melhora o seu centro de energia, depressa irá notar que com a sua prática regular melhora a sua postura ao fim de algumas semanas. Irá caminhar com confiança, de cabeça erguida, ombros para trás e estômago para dentro. Uma boa postura não só é saudável, como o faz parecer mais alto e atraente.  

4. Alivia o stress 
Um dos mais conhecidos benefícios do Yoga é que, se o praticar regularmente, os seus níveis de stress irão reduzir. É a parte em que lhe é pedido para esvaziar a mente e se focar na sua respiração e no seu corpo. Como resultado as suas recções nervosas vão diminuindo logo a partir do final da aula. 

5. Ajuda a perder peso 
O Yoga pode ajudar a perder peso e também a mantê-lo se combinar a sua prática com uma dieta saudável.  

6. Melhora a sua performance no quarto 
YogaApimente a sua relação com poses de Yoga que se focam no alinhamento do corpo, aumentam o desejo e a circulação sanguínea. Muitas levam a que o sangue flua directamente para a região pélvica intensificando o desejo e a sensibilidade. Movimentos que requerem balanço e contracção abdominal podem fortalecer o seu centro energético pelo foco nos músculos pélvicos. A consciência total do corpo, vital para o Yoga, também aumenta a auto-confiança e torna-o mais assertivo. 

 7. Aumenta o tónus muscular 
Além de conseguir alcançar e manter um peso saudável, o Yoga também pode ajudá-lo a ganhar massa muscular, a tonificar e a definir os seus músculos. Não quer dizer que irá ficar enorme. Mas terá uma silhueta bonita e sensual. 

8. Aguça a saúde mental 
A prática regular de Yoga tem sido sugerida para ajudar com a concentração e a memória e nas pesquisas mais recentes provou-se que ajuda a prevenir e tratar doenças como Alzheimer. (…) 

9. Baixo impacto 
O Yoga é um exercício de baixo impacto, pelo que é ótimo para quem tem problemas nas articulações. Mas continua a ser vigoroso. Portanto, se não tem a certeza de conseguir praticar, pergunte primeiro ao seu médico e comece com um curso de principiante. 

10. Mantém o equilíbrio 
Se você, como algumas pessoas, sofrer de algum problema de equilíbrio, seja devido a alguma situação com o ouvido interno ou outra, o Yoga também o pode ajudar. É altura de começar a pensar que não há nada em que o Yoga não possa ajudar! 

11. Controle da dor 
O Yoga é uma arma vitoriosa na batalha contra  dores crónicas. E como não é uma droga e é apropriado para quase todas as pessoas, é algo a considerar para quem sofre de dores nas articulações, nos músculos ou outras. 

12. Repleta de energia 
Como qualquer outra forma de exercício, a prática regular de Yoga pode providenciar-lhe um aumento de energia a longo termo. É sem dúvida melhor do que qualquer bebida energética que o esgota. 

13. Problemas respiratórios 
Grande parte do Yoga consiste nos exercícios respiratórios - o pranayama - que se incorporam nas posições e em si mesmos. Os exercícios estimulam uma forma de respirar mais focada e centrada e, não sendo algo que você faça conscientemente no seu dia-a-dia, com certeza lhe trarão um método efetivo de gestão do stress e geralmente fazem-no sentir-se muito melhor. Mais, como para qualquer pessoa com asma, ajudam a abrir os pulmões e a explorar o significado de respirar conscientemente. (…) 

14. Melhor disposição 
Um estudo realizado em 2010 concluiu que praticar Yoga pelo menos três vezes por semana aumento os níveis de químicos no cérebro que ajudam a combater a ansiedade e a depressão e que o deixam de melhor humor diariamente. 

15. Melhor controle sobre condições médicas motivadas pelo stress 
Os investigadores concluíram que o Yoga pode ser eficaz no tratamento de pacientes com condições médicas e psicológicas provocadas por stress, tais como depressão, ansiedade, tensão alta e doenças cardíacas. 

16. Melhor controle da artrite reumatoide 
Pacientes que sofrem de artrite reumatoide relataram melhorias significativas na sua qualidade de vida após uma prática moderada de Yoga. 

17. meditação pode mudar a sua vida para melhor 
pranaA meditação é realmente a chave para tudo no Yoga. Mesmo que você consiga fazer todas as posturas complicadas, estas perdem todo o seu significado se não forem feitas com foco. A meditação tem vindo repetidamente a ser indicada como uma prática benéfica para todos os que a quiserem implementar na sua rotina diária. 
Meditar não é necessariamente sentar-se com uma taça de incenso a percorrer o seu caminho onde quiser e quando quiser por um livro de cânticos tibetanos iluminado por velas. Você pode meditar sossegado onde e quando quiser. Só precisa de cinco minutos sozinho e paz e sossego. A meditação melhora a sua qualidade de vida por permitir à sua mente algum tempo para processar tudo o que se está a passar na sua vida. Ela é parte integrante extremamente importante da prática de Yoga  e algo que pode realmente mudar a sua vida, permitindo-lhe a serenidade e a tranquilidade com facilidade. 

18. Protege o coração 
O Yoga pode reduzir a tensão alta, o colesterol e o stress, tudo fatores de risco para doenças cardíacas. Realizar a savasana (postura do morto) está associado a grandes melhorias na pressão sanguínea quando comparado com o simples relaxar deitado no sofá."


Ideias #9


vida

Da importância dos sinais

Já falei antes dos sinais. E porque os julgo importantes, volto agora a falar.

Os sinais que ao longo da vida vamos recebendo podem ter vários intuitos. Nomeadamente
- saúde
- estilo de vida
- escolhas importantes
- evolução espiritual
Mas todos eles, julgo, têm um propósito último, que é o nosso aperfeiçoamento enquanto seres humanos.

caminho espiritual
Se os primeiros são relativamente simples de perceber, os outros nem tanto, já que mais subtis.
Qualquer um de nós reconhece que uma dor de dentes significa que já ultrapassámos a hora de ir ao dentista. Mas e os outros?
Será que quando insistentemente tenta comprar determinado objecto e não consegue (a primeira vez chega e a loja está fechada, na segunda vez o objecto está esgotado, na terceira há mas numa cor diferente daquela que quer, etc) isso não poderá ser um sinal de que talvez não deva comprar esse objecto? Que talvez seja melhor comprar um idêntico mas de outra marca? Que talvez seja melhor comprar um idêntico mas mais barato?

Dou um exemplo concreto. Em determinada altura quis comprar um bem que me ia custar cerca de 100 euros. Até nem era nada do outro mundo, mas na altura eu não tinha 100 euros para gastar em coisas, digamos, só para capricho. Não consegui comprar por diversas situações como as descrevi acima. Passado um mês tive uma conta de 90 euros do hospital, que felizmente consegui pagar logo por ter aqueles 100 euros de parte.
Isto parece parvo? Pode parecer. Mas não tivesse sido assim e teria que ter recorrido ao cartão de crédito e, como na altura as coisas andavam mal, os 90 euros provavelmente teriam saído a 130. Agora imaginem que a história era com mais um zero...
A este tipo de sinais relaciono o estilo de vida. Mas temos também muito parecidos os das escolhas importantes.
Outro exemplo, mudei de casa. Sabia exactamente para onde queria ir, até que valor estava disposta a pagar e as condições que queria na casa. Demorei um ano. Vi várias casas que reuniam as condições que eu queria, mas sempre que chegava a altura alguma coisa acontecia que nos fazia dar um passo atrás.
Cheguei a perguntar ao meu marido se seria um sinal para escolhermos outro sítio para viver. Ou se Então procurámos noutros sítios também do nosso agrado, mas foi ainda pior. Parecia que alguém não queria que saíssemos de onde estávamos. Que não era a altura certa para o fazer. Mas nós continuámos a ver - sem pressas.
sinaisJá tínhamos aceite a ideia de que iria acontecer quando acontecesse. Até ao dia em que encontrámos a casa perfeita - e de um dia para o outro estávamos lá a morar.
Será que todos os sinais anteriores não foram uma forma de nos ajudar a ir no sentido daquela casa específica?

Com a evolução espiritual acontece o mesmo, só que de uma forma ainda mais subtil que as anteriores. São sinais bem mais difíceis de interpretar, pois a mensagem não é tão directa. Mas acontecem na mesma. E muito!

Não vale a pena perdermos o nosso tempo a pensar que todos os acontecimentos do nosso dia-a-dia possam ter uma mensagem subliminar. Não vamos ficar paranóicos com isso. Normalmente o sexto sentido dá um alerta quando há alguma mensagem a ser recebida. Podemos ficar com a sensação de nos estarmos a esquecer de algo, ou a sensação de que não completámos algo, ou qualquer outra semelhante. Nessas alturas, sim, vale a pena olhar para trás e tentar perceber se pode ter havido alguma mensagem que nos escapou.
Caso não consigamos entender as mensagens, nem mesmo ter a noção de que havia mensagens a receber, também não há problema. Elas acabam por se repetir...