Canalização Espiritual

O que é a canalização espiritual?

Em breves palavras podemos resumir como a canalização espiritual como uma forma de comunicação mediúnica. Mas não toda.

Entende-se por comunicação mediúnica a comunicação entre seres que estão em diferentes planos da existência (encarnados ou desencarnados) mas que pertencem à mesma espécie, no caso humana. Já da canalização espiritual diz-se que pode ocorrer entre seres de espécies diferentes.
A canalização é um processo de comunicação espiritual consciente, pelo que não é exactamente o mesmo que a mediunidade, já que esta pode ser consciente ou não. Vejamos por exemplo que no processo mediúnico de incorporação a entidade utiliza o corpo astral e físico do médium, que por isso pode perder a consciência e a vontade, seja parcial ou totalmente.
Na canalização espiritual o ser que transmite os ensinamentos espirituais através dos canais conscientes não incorpora, não limita a consciência. A pessoa está completamente consciente, podendo parar quando quiser e canalizar onde quiser. É ela que controla o processo, não um ser ou força externa.
Mais, a canalização não é como uma "visão" ou algo que acontece espontânea e/ou repentinamente, mas antes um momento planeado e executado por seres que têm o dom de comunicar com outros planos. Para funcionar como canal o indivíduo deve ser uma pessoa verdadeiramente espiritualizada.


Como se faz a canalização espiritual?

Antes de mais é necessário ter presente que nós somos mais do que apenas matéria física; nós somos energia, emitimos energia, recebemos energia. No entanto, para que a canalização ocorra devemos estar num estado receptivo.
canalizacao espiritualCompreender o mundo espiritual implica expandir a nossa consciência a níveis elevados, pelo que para estar nesse estado receptivo devemos entrar numa espécie de transe. Mas um transe leve, que nos mantenha consciente do que fazemos.

A comunicação acontece através de impulsos energéticos cuja mensagem processamos e descodificamos e posteriormente transmitimos através da fala ou da escrita. As duas principais formas de transmissão dessas mensagens são a psicografia e a fala comum. 
A evolução do indivíduo vai interferir na descodificação das mensagens, pois a forma de interpretação depende do estágio de crescimento espiritual pessoal de cada um. As mensagens podem ser melhor esclarecidas quanto mais evoluído for o canal de transmissão.

Mas porque se faz e para que serve a canalização espiritual?

Acontece comummente que a canalização seja uma tarefa acordada previamente à encarnação da pessoa. Por norma, quando tal acontece, a canalização manifesta-se intensamente ao longo da sua vida. Porém, a canalização também pode ser desenvolvida pela prática, como qualquer outra faculdade.

Através da canalização podem os chamados Seres de Luz comunicar-se. As informações que transmitem visam a evolução espiritual do ser humano em geral. À medida que a pessoa que serve de canal se desenvolve, pode passar a receber mensagens mais complexas, e/ou de maior alcance.
As informações recebidas em determinada altura são, por norma, esclarecidas e posteriormente expandidas e modificadas, acompanhando o desenvolvimento espiritual da própria pessoa. Daí a importância de registar essas mensagens, sendo possível voltar a elas mais tarde.
Existem inúmeras formas de transmitir essas informações, sendo que na canalização o processo será semelhante ao vulgarmente descrito como telepatia.

Não existem pessoas privilegiadas neste processo, mas apenas canais melhor desenvolvidos que outros. Depende da prática, do discernimento, da entrega e, claro, da evolução espiritual de cada um. Mas o verdadeiro canal será certamente aquele que o faz em vista à evolução da humanidade.