Hitodama

Termo japonês que significa alma humana, este é um mito antigo que se refere ao abandono do corpo pela alma no momento da morte. Pertence à classe dos Youkai, criaturas sobrenaturais do folclore japonês.
A Hitodama faz, portanto, parte da cultura Oriental, e consiste na crença de que, ao invés de um fantasma personificado (portanto, com uma aparência quase humana), no momento da morte a alma toma forma de uma chama (avermelhada ou alaranjada) ou de uma esfera de luz (azulada ou esverdeada) com uma espécie de cauda longa.

É comum ouvir dizer que se vêem hitodama em noites amenas de Verão em cemitérios, em bosques - onde se diz que vivem - ou junto de pessoas que estejam já à beira da morte. Flutuam lentamente não muito longe do chão e a sua maior parte desvanece ou cai ao chão ao ser visto. É mais comum serem vistas à noite, embora também haja relatos de algumas visualizações à luz do dia.

As hitodama são inofensivas, ao contrário da maior parte dos youkai. Geralmente são retratadas como almas de seres humanos infelizes que não encontram a paz após a morte. No entanto algumas podem tornar-se agressivas, em particular as que são assassinadas.
Diz-se também que as hitodama são responsáveis por fazer aqueles que viajam na estrada à noite se perderem.

O mais provável é que este mito tenha por origem os gases que muitos dizem ter visto ao passar perto de um cemitério à noite e que têm que ver com a decomposição dos corpos.

hitotama

Budismo #2


Sei que apesar das várias explicações que se podem encontrar sobre o que é o Budismo, muitos continuam sem compreender a essência do mesmo.
Por esse motivo hoje apresento um conto budista que julgo ilustrá-lo bem:

Buda e a Flor de Lotus

Buda reuniu seus discípulos, e mostrou uma flor de lótus - símbolo da pureza, porque cresce imaculada em águas pantanosas.
- Quero que me digam algo sobre isto que tenho nas mãos - disse Buda.

O primeiro fez um verdadeiro tratado sobre a importância das flores.

O segundo compôs uma linda poesia sobre suas pétalas.

O terceiro inventou uma parábola usando a flor como exemplo.

Chegou a vez de Mahakashyao. 
Este aproximou-se de Buda, cheirou a flor, e acariciou seu rosto com uma das pétalas.

- É uma flor de lótus - disse Mahakashyao. Simples e bela.
- Você foi o único que viu o que eu tinha nas mãos - disse Buda.
budismo