Hamsa


Conhece a "Mão de Deus"?

hamsa

De nome Hamsa, este é um amuleto contra o mau-olhado muito popular no Médio Oriente.

Feito dos mais diversos materiais, pode conter elementos como olhos ou peixes, consoante a tradição cultural em que se insere. 

Existem indícios de que tenha sido usado pelos Fenícios, mas foi na sua adopção pela cultura Árabe que se difundiu.

Mão simétrica normalmente com o polegar e o mindinho do mesmo tamanho, representa a mão direita e é conhecida como mão de Deus, mão de Fátima (filha de Maomé), mão de Miriam (irmã de Moisés) ou Abhaya Mudra.


Embora o Corão seja contrário ao uso de amuletos, a mão de Fátima aparece também associada aos seguidores do Islão, nomeadamente aos seus cinco pilares.

Cinco é, aliás, o significado da palavra Hamsa.

hamsaEntre os judeus é im elemento de protecção muito comum, podendo ser encontrado em casa, no carro, na carteira.
A mão de Miriam relaciona-se com os cinco livros da Torah.

Para os místicos representa os cinco níveis da alma.

No budismo, Abhaya Mudra significa a dissipação do medo. Abhaya é destemor, portanto, este será o gesto de “afastar”, feito com a mão direita virada com a palma para fora e estendida na direcção do tecto.

Em comum a todas as doutrinas o facto de esta mão representar protecção.


Teosofia

Excertos do texto da Wikipédia:



A Teosofia é um corpo de conhecimento que sintetiza Filosofia, Religião e Ciência. Embora essa afirmação não seja reconhecida universalmente, mas apenas por simpatizantes do ocultismo, pois creem que tanto hoje como na antiguidade, a Teosofia se constitui na sabedoria universal e eterna presente nas grandes religiões, filosofias e nas principais ciências da humanidade, e pode ser encontrada na raiz ou origem, em maior ou menor grau, dos diversos sistemas de crenças ao longo da história.
A teosofia foi apresentada ao mundo moderno por Helena Blavatsky, no final do século XIX, e desde então vem sendo divulgada por teosofistas em diversos países . Com seu caráter interdisciplinar, a teosofia proporciona uma ponte entre as diversas culturas e tradições religiosas. Segundo Blavatsky, “Teosofia é conhecimento divino ou ciência divina.”

(…)

A Teosofia, segundo Blavatsky, é "o substrato e a base de todas as religiões e filosofias do mundo, ensinada e praticada por uns poucos eleitos, desde que o homem se converteu em ser pensador. Considerada do ponto de vista prático, é puramente ética divina".
Para os teosofistas, este corpus de conhecimento, a Sabedoria Divina, com a ética a ele associada, é tão antigo quanto o mundo, e a rigor é o único conhecimento que vale a pena ser adquirido.

(…)

Basicamente a Teosofia prega a fraternidade universal, a origem espiritual das formas e dos seres, e a unidade de toda a vida; aponta uma fonte única e eterna para todo conhecimento, demonstra a identidade essencial entre os grandes mitos das culturas mundiais, traça o perfil da estrutura do cosmo e do homem e descreve os mecanismos, suas leis, suas potencialidades e suas transformações ao longo dos anos.
Apesar de recomendar o esforço próprio em busca do crescimento pessoal e uma vigilância incessante contra o auto-engano e a fé cega, ainda assim defende a Revelação, uma vez que declara a existência de mundos e estados de consciência presentemente inacessíveis à pessoa comum. Mas diz que todos seremos capazes de atingí-los um dia, se não nesta vida, numa vindoura. Defende com isso, também a evolução da vida e do Homem, e a existência de Homens Perfeitos, os Mahatmas ou Mestres de Sabedoria. Estes Mestres, uma vez homens imperfeitos como nós, evoluíram para um estágio super-humano, de onde ora velam pela raça humana dando-lhe ensinamento, diretamente ou através dos mensageiros os Profetas e Santos de todas as religiões, e auxílios inúmeráveis como agentes da Providência e da Justiça Divinas, e mesmo aparecendo visivelmente entre os irmãos menos evoluídos, quando os tempos o exigem, para dar-lhes conforto, direção e inspiração, e reacender nos corações um amor mais intenso pelo divino.
A Teosofia diz que a fonte de todo mal é a ignorância. O conhecimento, segundo prega, é ilimitado, mas se bem que sua totalidade esteja além do alcance de qualquer ser individual, é em vasta medida acessível a todos através de um longo processo de evolução, aprendizado e aperfeiçoamento, que necessariamente exige múltiplas encarnações, e continua até mesmo para regiões e idades onde a encarnação deixa de ser compulsória e a vida progride de beatitude em beatitude. A Teosofia é uma doutrina essencialmente otimista, pois refuta qualquer condenação eterna e não nega o mundo, ainda que declare que este que vemos e tocamos não é o único nem o maior, mais feliz ou mais desejável, e prevê para todos os seres sem exceção um progresso constante e um destino glorioso e absolutamente feliz. Como todas as grandes doutrinas espirituais, a Teosofia exalta o bem, a paz, o amor, o altruísmo, e promove a cessação da pobreza, da ignorância, da opressão, das discórdias e desigualdades.


teosofia

Símbolos de Sorte

sorte

bamboo

elefant

pepper


lucky


good luck

buddha

CHINESE COINS

figa



lucky charms

Seja Você Mesmo


Hoje em dia fala-se muito da representação de papéis enquanto parte natural da nossa vida. Porque em casa fazemos o papel de pai ou mãe, no escritório o papel de empregado ou patrão, na rua o papel disto ou daquilo conforme as pessoas com que lidamos. Para os que assim falam parece não haver tempo para serem elas mesmas. E só o fazem quando estão sozinhas.
A mim faz-me confusão. Eu cá continuo a ser eu mesma esteja com o meu filho, o meu pai, o meu patrão ou a minha empregada. Não faço o papel de mãe quando estou com o meu filho. Eu SOU mãe mesmo quando estou no trabalho e ele na escola.

A meu ver não há nada de benéfico em encarar a vida dessa forma ausente em que o tempo passado no escritório é uma representação da vida. Porque a verdade é que não o é. Antes é uma parte natural dela e deve ser encarada com essa mesma naturalidade. E se por algum motivo pensamos que alguma parte de nós não se enquadra nessa vida, Antão também não é pela representação de papéis que vamos lá.
Havendo alguma situação, seja no emprego ou qualquer outra, em que não se está a conseguir adaptar ou sair bem devido à sua forma de ser, então talvez o melhor seja parar para pensar. Ou bem que o problema está nesse emprego ou bem que está em si. E se o problema estiver em si ou na sua maneira de ser, considere mudar, pois poderá ser benéfico em todos os outros aspectos da vida. Agora se o problema está mesmo no emprego, experimente começar a pensar arranjar outro.

Não julgo correcto deixar de ser quem somos por causa dos outros. E quando falo em mudar-se a si mesmo por uma situação que corre menos bem, não é por esse lado que o afirmo, e antes pelo lado de ser o melhor para si. Mas isso só você pode saber. Não permita é que sejam os outros a escolher o melhor papel para você representar. A vida é sua e a personalidade também. Viva como entende e, sobretudo, como melhor se sentir consigo mesmo – SEMPRE!
seja voce mesmo
Apetece-lhe andar no meio da rua aos saltinhos? Então ande! Está no metro em hora de ponta e apetece-lhe chorar? Então chore! Está no café à espera da sua vez e apetece-lhe dançar? Então dance! Maioria das pessoas vai ficar a olhar para si e pensar que é louco, já sabemos. E que importa isso? O que é que no seu mundo vai ficar melhor ou pior devido aos que elas pensam? Exactamente – nada!
E acredite que no meio de tantas vai haver uma minoria a pensar “Que pessoa corajosa e de bem com a vida!”.


Método Simples de Viagem Astral


A Viagem Astral consiste na separação do espírito e do corpo enquanto um indivíduo mantém um estado mental de vigília. É semelhante ao sonho e pode até acontecer na sequência de um sonho num momento em que ficamos conscientes de que estamos a sonhar, ganhando o controle mental da situação. Esta forma espontânea de viagem astral não é, no entanto, muito comum. Mas pode obviamente ser induzida.
Hoje apresento um exercício simples para o conseguir:

- Deite-se num sítio sossegado onde saiba que não vai ser interrompido. Desligue telefones.
- Relaxe o corpo. Respire e sinta todas as tensões abandonarem-no.

- Sugestione-se que pretende sair do corpo. Repita-o de forma convincente.
- Visualize-se fora do corpo, a olhar para si mesmo.
- Continue a relaxar mais e mais. Continue focado na sua visualização.

- Se começar a sentir o corpo dormente ou algo semelhante não se preocupe. Isso é sinal da energia a manifestar-se. Deixe-se ir, continuando a relaxar.
- Se ficar com a impressão de que você é demasiado grande para caber no seu corpo físico não se assuste. O que está a sentir é o seu espírito a libertar-se. Continue relaxado.
- Estando já fora do seu corpo deverá percebê-lo por conseguir olhar para si mesmo sem o esforço da visualização induzida. Avance sem medo, com a certeza de que irá voltar.
- Comece por se ambientar movendo-se no espaço em que se encontra (quarto, sala…) e, uma vez que se sinta à vontade para iniciar a viagem, chame pelo seu Guia Espiritual, que o irá acompanhar.

projecção

- Quando for altura, o seu Guia irá também ajudar a voltar ao corpo.
- Uma vez de volta, abra os olhos devagar e mova-se também muito calmamente, permitindo à sua energia restabelecer-se devidamente. Levante-se apenas quando bem desperto.

Recordo que a Viagem Astral tem como objectivo a sua evolução espiritual, pelo que deve ser realizada para esse efeito e nada mais. Estar acompanhado pelo seu Guia é importante não apenas para orientação mas também por protecção, pois que não sabemos o que podemos encontrar.
Caso não consiga realizar qualquer viagem inicialmente não desista. Muitos de nós passam por uma série de pequenas viagens em que se limitam a entrar e sair do corpo até finalmente conseguirem fazer uma viagem completa. Continue a tentar, pois há-de conseguir.
Tenha uma boa viagem!


Bloqueios Espirituais


Alturas há em que parece que não conseguimos sair do mesmo por mais tentativas que façamos. A evolução espiritual simplesmente não acontece.
Podem existir várias razões para o efeito, mas o mais comum, no que à nossa mente respeita, é não conseguirmos a evolução devido à nossa insegurança. Esta pode manifestar-se de várias formas, nomeadamente pelo medo, pela falta de auto-confiança e ainda pela falta de fé no processo evolutivo. No fundo temos receio de que todo o nosso esforço seja em vão, não confiamos na nossa capacidade de alcançar resultados, começamos a pensar que este processo é uma fantasia, coisa de gente fraca de mente.

bloqueios
andromedalive
É importante termos em mente que sem fé nada se faz. Por exemplo, se agora decidir pintar um quadro e acreditar piamente que vai fazer algo bem feito, vai apreciar o resultado final. Sim, pode ser um quadro desprovido de técnica, caso você não tenha qualquer formação na área. Mas a arte não se compõe somente de técnica. Mais importante é o sentimento e a mensagem que transmite a quem aprecia a obra.
Agora, se começar a pintar com a crença de que não percebe nada do que está a fazer, o mais certo é que o resultado seja uma mísera mancha de tinta desprovida de sentido, possivelmente sem significado sequer para si mesmo que a pintou.
Fazermos alguma coisa sem acreditar que vamos conseguir de pouco adianta, pois que essa atitude derrotista condena logo a acção ao fracasso. Por outro lado, ao nos convencermos com toda a fé que conseguimos, raro é ter o efeito contrário. E porquê? Porque quando acreditamos fortemente nas nossas capacidades, a nossa atitude ao fazer as coisas muda, e nós próprios acabamos por dar tudo por tudo para fazer o nosso melhor.

Uma das razões que nos pode levar a ter falta de fé, falta de confiança em nós mesmos, são os problemas do passado. Pode ter passado por acontecimentos traumáticos ou pode até ter acontecido que lhe tivessem incutido a ideia de que não tem grandes capacidades. Essas são situações que, mesmo sem termos consciência, nos podem acompanhar durante anos, afectando a nossa maneira de estar e, consequentemente, os resultados que obtemos na nossa vida.
Devemos fazer um esforço introspectivo para tentarmos saber que acontecimentos do passado podem estar a influenciar negativamente a nossa vida. E uma vez percebidos que acontecimentos são esses, devemos lidar com eles de forma a libertar-nos desse incómodo. Se alguém lhe tiver feito mal, perdoe. Mesmo que lhe custe, pense no perdão não pela pessoa que o prejudicou, mas por si. Porque quaisquer sentimentos que continue a nutrir pelo que lhe possam ter feito, seja raiva, mágoa ou outro, só o prejudicam a si mesmo.

Liberte-se do que já não é importante, olhe para si mesmo valorizando-se pelo que tem de bom e não pelo que outros possam pensar ou dizer de si. Retire todos os bloqueios e comece a ter confiança na mudança. A partir daí a evolução espiritual volta a estar ao seu alcance.


Sorte



sorte
The Guardian - tattoo & piercing
Você é daquelas pessoas a quem todos os problemas acontecem? Ou é uma das que parecem ter toda a sorte do mundo? Se é este o caso, parabéns! Se é dos que pertencem ao primeiro grupo, fique sabendo que assim é só porque você quer.
Ficou chocado com o que eu disse? Julga que estou a ser demasiado dura consigo, que não tem culpa nenhuma dos azares estarem constantemente a ir na sua direcção? Desengane-se. A culpa é mesmo sua, sim, não porque acorde a pensar “hoje vou sair de casa e, ao chegar-me perto da estrada para atravessar a rua vai passar um carro que irá pisar uma poça e molhar-me todo!”. Mas é culpa sua, sim, quando acorda a pensar “Eh, pá, mais um dia de treta!”. Porque é isso que está a desejar para o seu dia…

Um exercício simples – por mais que lhe custe levantar-se de manhã, por mais sono que sinta, mesmo com uma tremenda falta de vontade de sair para trabalhar, comece o dia por afirmar “Hoje o meu dia vai ser maravilhoso!” e tente ao máximo acreditar no que está a dizer.
Não custa nada! Você tem que acordar e sair para trabalhar (ou o que quer que tenha para fazer) independentemente daquilo que diz ou pensa. Tente então mudar apenas este pormenor e ao fim de algum tempo verá que começa a ter outros resultados.
Comece a ter esperança de que tudo corra pelo melhor. Uma coisa é certa, o negativo está sempre garantido. Se você começar a ter esperança por um salário mais elevado, você tem apenas como garantido que não consegue mais do que já tem. Portanto, porque não tentar? Comece hoje a ter esperança num aumento de salário e quem sabe no próximo mês não terá uma surpresa! E da sua parte, qual é o esforço? Apenas mudar de atitude perante a vida…

Pode também experimentar mudar alguns hábitos. Se está numa rotina que não o leva a lado nenhum, tente mudar um pouco. Vá para o trabalho por um caminho diferente. Almoce num sítio diferente. Quem sabe não encontra pessoas diferentes que possam de alguma forma contribuir para mudar a sua vida – para melhor!
De certeza já ouviu dizer que as oportunidades estão ao virar da esquina. Então, vire-a! Se as oportunidades não estão a vir no seu caminho, mude de caminho e seja você mesmo a dirigir-se a elas. Só tem que se manter alerta para se aperceber delas na altura em que aparecerem.
moedas chinesas sorte
Gislainne Ozakki
Se tem dificuldades em aperceber-se dos momentos certos, comece a dar mais ouvidos à sua intuição. Nem tudo o que de melhor nos acontece se pode perceber pela razão. Não raro é termos que descer primeiro para depois subir mais alto. Por isso deixe de dar ouvidos à sua mãe que lhe diz constantemente que o melhor caminho para si é o da segurança. Agradeça-lhe, pois que ela só quer o seu bem, mas ainda que tenha de ir contra tudo o que parece lógico, só você sabe o melhor caminho para si e esse é-lhe normalmente revelado pela intuição.

Por fim, mas tão simples quanto tudo o resto, transforme a sua sorte pela simples forma como olha para ela. Aconteceu-lhe um azar? E que coisas boas esse azar lhe trouxe? Dou-lhe como exemplo o meu infortúnio do final de Março. Ao sair do carro entalei o polegar na porta do carro. Estava com os meus pais e o meu filho e fomos de imediato para o hospital. No caminho, entre os nervos de ter visto uma parte do dedo fora do sítio e o meu pai a conduzir como louco com o meu filho dentro do carro, desmaiei. Mas antes de desmaiar ainda dei comigo a agradecer pela experiência. É verdade, fiquei feliz! Parece parvo, sim, mas é verdade. Porque estava nesta altura exactamente a lidar com esta questão de tentar ver o positivo em tudo o que acontece de negativo. Então agradeci porque reparei que, ao contrário do que era normal em mim há um ano atrás, não desatei a protestar contra tudo e todos pelo que me aconteceu.
Depois de ver o que tinha acontecido muito calmamente limitei-me a dizer aos meus pais “Entrem no carro outra vez que eu tenho de ir ao hospital. Não sei se vou precisar de levar pontos.”
Uma vez no hospital, e depois de passar pela triagem, onde retirei o lenço onde entretanto tinha embrulhado o dedo, voltei a agradecer. Afinal estava tudo no sítio, apesar de ter um enorme corte que me apanhou todo o lado direito do dedo desde a parte de cima até à base da unha e uma enorme mancha de sangue pisado do lado esquerdo.

Já com o médico, recebi a notícia de que não tinha partido nada, a unha não tinha sido apanhada e não ia precisar de levar pontos. Levei uma anestesia mesmo ao lado da ferida que me doeu mais que o ferimento em si, mas ainda assim tive de agradecer por ser algo relativamente simples. É só uma questão de tempo para sarar.
Além disso o medicamento que me foi prescrito serve não só para esta ferida como para um problema de pele com que já tinha lidado há uns tempos e nunca ficou bem resolvido. Agora está a passar…
Realmente o que me aconteceu foi bem desagradável, principalmente por ter sido na mão direita e ter ficado com uma boa parte do dedo em carne viva, ou seja, não poder fazer muitas coisas que só faço com a direita. Mas no meio de tudo, não é verdade que tive alguns motivos para ficar feliz? Eu creio que sim.

Este é apenas um exemplo, mas podia dar-lhe muitos para qualquer das afirmações que fiz atrás. A nossa sorte não é mais do que a forma de estarmos e vermos a vida e é só isso que você precisa mudar para mudar a sua sorte. Ainda que possa parecer complicado, ainda que possa estar a passar por um período particularmente difícil, o certo é que aquilo que estou a sugerir não custa. É acessível a qualquer um e produz resultados. Baseia-se tudo na questão de deixar de ver o copo meio vazio. Comece antes a vê-lo meio cheio!




Ideias #3

"Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria da pessoas apenas existe."

Oscar Wilde



Yoga


Conhece o Yoga?
Sabe do que se trata?


yoga
satyamyoga
Uma filosofia de vida com milhares de anos, o Yoga é uma prática que beneficia o ser humano em toda a sua plenitude, uma vez que trabalha todas as suas vertentes – física, emocional, mental, energética e, consequentemente, espiritual.

Com origem na Índia, o Yoga não se relaciona com qualquer religião, mas é uma forma de estar que permite a evolução do ser na medida em que este passa por um processo de auto-descoberta. Assim, o Yoga pode ser um forte instrumento para a evolução espiritual, ao mesmo tempo que permite o seu desenvolvimento como um todo.

Os benefícios do Yoga são inúmeros, nomeadamente em termos da saúde. Ressalte-se, contudo, que o maior benefício desta prática será o facto de permitir trabalhar as várias componentes do ser. Ao mesmo tempo que faz exercício físico, equilibra as suas energias e também medita, ou seja, equilibra corpo e mente. E enquanto forma de meditação ajuda ainda a desenvolver a sua intuição, a trabalhar a componente psicológica, logo, a ascender espiritualmente.

A sua prática regular vai ainda contribuir para uma vida mais saudável pelo facto de o próprio corpo começar a “pedir” outro tipo de comportamento, como deixar de fumar e de ingerir determinados alimentos. Isto significa que não se sente na obrigação de fazer determinada dieta, como acontece quando simplesmente entendemos mudar os nossos hábitos alimentares, mas que o próprio corpo vai aos poucos solicitando essas alterações. Portanto, vai mudando sem esforço.

saudacaoaosolAinda pensando naqueles que possam não ter muito tempo para dedicar a este tipo de actividade, resta-me dizer que poucos minutos diários são o suficiente para começar a notar diferença e, quem sabe, até conseguir alguns minutos extra para lhe dedicar mais tempo. Se começar, por exemplo, com a simples prática diária da Saudação ao Sol seguida de uns minutos de meditação já vai conseguir sentir os benefícios desta prática.

O Yoga é sem dúvida uma prática muito completa, pelo que vale a pena experimentar. Não importa se já tem alguma idade, pouca elasticidade, certos problemas que o impedem da prática de exercício físico. Desde que aconselhado com o médico e um professor de Yoga, conseguirá certamente encontrar posturas adequadas ao seu caso e, mais tarde, verá que tudo isso melhora. Ganha mais elasticidade, torna-se mais saudável e até rejuvenesce. Só tem motivos para experimentar!